Candidaturas a Programas e Projetos
Projetos que visem potenciar os resultados da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e a criação ou melhoria das condições envolventes, com particular relevo para as associadas a fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva, que se materializem na disponibilização de bens coletivos ou públicos capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia, designadamente no que respeita transferência do conhecimento científico e tecnológico.
Incentivo de capacitação das condições de uma futura candidatura ao ERC, através do financiamento do desenvolvimento inicial de projetos de investigação já avaliados com as classificações de topo não selecionadas para financiamento pelo ERC
A 7ª convocatória do Eurostars para projetos de I&D em copromoção abre a 12 de julho e está já ativa a plataforma Eurostars Sustainability Matchmaking e marketplace virtual para facilitar a formação de parcerias. Portugal é país membro.
O Conselho Europeu de Investigação (ERC) lança anualmente oportunidades de financiamento para investigadores com elevada exigência e rigor nos processos de avaliação e seleção. Os investigadores com financiamento obtido nestes processos, com perfis altamente competitivos a nível internacional, oferecem um potencial único de capacitação das instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e das Instituições de Ensino Superior (IES).
Neste contexto, a FCT cria um novo programa de atração destes investigadores para posições permanentes nas instituições de investigação e do ensino superior em Portugal – ERC-PT Careers – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Programa ERC-Portugal enquadra-se na dimensão resiliência do PRR, e em particular na componente “RE-C06-i06 - Ciência Mais Capacitação”, contribuindo para modernizar e aprofundar a produção e transferência de conhecimento em todos os seus vários ciclos.
Foi lançada, no dia 25 de abril, a Call 26 do Cluster Eurogia. Esta convocatória encontra-se aberta até dia 27 de junho de 2024, pelas 17:00 CET.
O concurso de 2024 para o EIC Transition encontra-se aberto e prolonga-se até ao dia 18 de setembro. Este instrumento de financiamento visa fomentar a transição da investigação e desenvolvimento para a inovação (TRL 4 até TRL 5/6).
Call destinada a organizações que criem colaborativamente novos programas para formar um milhão de pessoas em Deep Tech na Europa. A iniciativa financiará até 20 projetos comprometidos com o pioneirismo no futuro da educação tecnológica e do desenvolvimento de competências em toda a Europa e distribuirá um montante total de até 2 milhões de euros.
No dia 8 de junho de 2017, o XXI Governo Constitucional aprovou a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA que estabelece um compromisso colaborativo para a promoção de uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana. Esta estratégia e os seus objetivos mantém-se válidos, pelo que continua em implementação, contribuindo os projetos a desenvolver, com o apoio das verbas previstas neste Aviso, para assegurar a alteração de comportamentos preconizados na ENEA.
Tal como na primeira convocatória de projetos, trata-se de uma convocatória de projetos organizada em duas fases competitivas.
Com um orçamento FEDER de 53,7 milhões de euros, a convocatória de projetos está aberta aos objetivos específicos das prioridades 1, 2 e 3 do Programa e será organizada em duas fases competitivas.
Instituído em 1996 pelo CIEJD, o Prémio Jacques Delors (PJD) assegura a edição da obra vencedora e atribui ao(s) premiado(s)/à(s) premiada(s) uma compensação pecuniária, patrocinada pelo Banco de Portugal