Financiamento de Unidade de Investigação

Cofinanciado por:
Acrónimo | CEFAGE
Designação do projecto |
Código do projecto | Projecto nº 007659 (UID/ECO/04007)
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Alentejo, Lisboa, Centro, Algarve

Entidade beneficiária | Universidade de Évora(líder), NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT(parceiro), Universidade da Beira Interior(parceiro), Universidade do Algarve(parceiro), Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias(parceiro)

Data de aprovação | 01-01-2015
Data de inicio | 01-01-2015
Data de conclusão | 31-12-2018

Custo total elegível | 532291.05 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 398474 €
Apoio financeiro público nacional/regional | República Portuguesa - 2262294 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia (CEFAGE) foi criado em 2006, com o objetivo de promover a investigação nas áreas de Gestão e Economia. É financiado pela Fundação para uma Ciência e Tecnologia (FCT) desde 2009, quando obteve a classificação de "Excelente", e em 2014 que foi avaliado com a classificação de "Muito Bom".

O CEFAGE é hoje uma unidade de investigação que reúne um conjunto dos melhores investigadores em Economia e Gestão de várias instituições. A unidade de gestão principal está na Universidade de Évora e tem mais três unidades de gestão, na Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova Universidade de Lisboa.

A gestão do CEFAGE é assegurada pelo conselho directivo constituído por um diretor e três vice-diretores e pelo coordenador científico. O CEFAGE também possui um Conselho Científico e uma Comissão Externa de Aconselhamento Científico que supervisiona o desempenho e proporciona aconselhamento científico.
Os interesses de investigação dos membros da CEFAGE abrangem, entre outras, as áreas de economia agrícola, econometria, recursos ambientais, finanças, organização industrial, inovação e empreendedorismo, economia internacional, economia do trabalho, investigação operacional, economia do turismo, economia espacial e crescimento sustentável.

As atividades de investigação do CEFAGE estão atualmente organizadas em 4 grupos de investigação (Estratégia, Empreendedorismo e Operações; Finanças; Economia Industrial, do Trabalho e do Território; e, Macroeconomia, Crescimento e Desenvolvimento), que são definidos de acordo com as suas principais linhas temáticas de investigação (Turismo; Agroalimentar e Florestas; Educação e Saúde; e, Sustentabilidade e Desempenho), as quais são transversais aos vários grupos de investigação.