Os convites à apresentação de propostas são oportunidades de financiamento lançadas pelas instituições, agências e organismos da União Europeia. Trata-se de contribuições financeiras diretas, conhecidas como subvenções, que são atribuídas a terceiros beneficiários (por exemplo, organizações de investigação, entidades públicas, organizações não governamentais e empresas privadas) para participarem em atividades que servem as políticas da UE.
As Redes Doutorais MSCA visam formar doutorandos criativos, empreendedores, inovadores e resilientes, capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros e de converter conhecimentos e ideias em produtos e serviços para benefício económico e social.
As MSCA Doctoral Networks aumentarão a atratividade e a excelência da formação doutoral na Europa. Irão dotar os investigadores da combinação certa de competências transferíveis e relacionadas com a investigação e proporcionar-lhes melhores perspetivas de carreira nos setores académico e não académico, através da mobilidade internacional, intersetorial e interdisciplinar, combinada com uma mentalidade orientada para a inovação.
As propostas no âmbito da presente Ação deverão contribuir para os seguintes impactes previstos:
Reforçar a base de capital humano da Europa em I&I através da formação de doutorandos altamente qualificados;
Melhorar a atratividade das carreiras dos investigadores, nomeadamente através de melhores condições de trabalho e de emprego dos doutorandos na Europa;
Melhorar a circulação de talentos e conhecimentos em todo o panorama da I&I, através da mobilidade internacional, intersectorial e interdisciplinar;
Aumentar a atratividade da Europa como principal destino de investigação;
Melhorar a qualidade da I&I, contribuindo para a competitividade sustentável da Europa;
Estabelecer a colaboração sustentável entre organizações académicas e não académicas;
Promover a cultura da ciência aberta, da inovação e do empreendedorismo.