Sementeira Direta e Agricultura de Conservação,de Ricardo Freixial, apresentado na UÉ

Decorreu no passado dia 15 de novembro, pelas 18h00 na Sala das Bellas Artes da BGUÉ (Biblioteca Geral UÉ), no Colégio do Espírito Santo, o lançamento do livro “Sementeira Direta e Agricultura de Conservação” da autoria de Ricardo Freixial, professor no Departamento de Fitotecnia da UÉ.

Nesta apresentação, criou-se um espaço de debate e reflexão, em conjunto com todos os presentes, sobre a utilização da técnica da sementeira direta de uma forma sustentada, agronómica, ambiental e economicamente, na instalação e no melhoramento de pastagens. Devido à preocupação pela sustentabilidade económica e ambiental das explorações e, em particular com o risco de degradação do solo, abandona-se, assim, o sistema convencional de instalação de culturas com recurso à mobilização do solo, transitando para a agricultura de conservação. A agricultura de conservação, baseada na sementeira direta, retorno dos resíduos das culturas ao solo e na rotação das culturas, é um sistema que visa precisamente a proteção e melhoria das funções do solo. Apresenta-se, desta forma, a sementeira direta como a agricultura que tenta conciliar produtividade com sustentabilidade, numa solução para o cenário atual onde o principal desafio será produzir e fornecer o alimento necessário, seguro e nutritivo, de uma forma sustentável para uma população mundial crescente.

 A apresentação do livro esteve a cargo de Mário Carvalho, especialista em agricultura de conservação e também docente no Departamento de Fitotecnia da UÉ, que alertou para as dificuldades de sustentabilidade que a agricultura portuguesa enfrenta, evidenciando a urgência de aumentar o acesso ao conhecimento, por parte de técnicos e empresários agrícolas, no que respeita aos sistemas de agricultura de conservação. Reforçou ainda a importância deste livro como veículo de difusão de conhecimento necessário relativamente a estes sistemas.

 

 

 

Published in 18.11.2019
Fonte: GabCom | UÉ