CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora integra a rede internacional INNOVA - Virtual Archaeology

 

A INNOVA - International Virtual Archaeology Network é uma rede internacional que tem o objectivo de promover e acolher a investigação, a inovação e a fomação nas áreas da Arqueologia e do Património Virtual.

Visa a integração de grupos e centros universitários de investigação, outras instituições, empresas e profissionais com a finalidade de criar uma comunidade de excelência para o desenvolvimento do conhecimento através da utilização das novas tecnologias de investigação, preservação e promoção internacional da Arqueologia e do Património Cultural na Era Digital (Smart Heritage). Com sede em Espanha (Sevilha), a rede INNOVA integra mais 20 centros e laboratórios de 10 países: Áustria, Bélgica, Grécia, Itália, Lituânia, China, Rússia, Egipto, Uruguai e agora Portugal. 

A rede INNOVA foi responsável pela elaboração dos Princípios de Sevilha, uma especificação da Carta de Londres, o documento internacional que regulamenta as boas práticas na Arqueologia Virtual. Também oferece formação especializada na área através do International Campus of Virtual Heritage e publica a Virtual Archaeology Review.  


(http://virtualarchaeology.net/).

Prof. Doutor Paulo Rodrigues

Published in 31.03.2014
Fonte: Investigar