Candidaturas a Programas e Projetos
O concurso do programa UT Austin-Portugal decorre até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 30 de junho de 2021. Este concurso abrange as seguintes áreas temáticas: Computação Avançada; a Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro; os Nanomateriais para Novos Mercados; e as Interações Espaço-Terra. Os projetos serão apoiados por um período máximo de 12 meses, estando prevista uma dotação orçamental global de 400 mil euros para o concurso.
As candidaturas enquadradas no programa MIT Portugal devem ser apresentadas até às 17h00 (hora de Lisboa) de 29 de junho de 2021. Os projetos devem abordar as seguintes áreas temáticas: Alterações Climáticas e Ciência do Clima; Sistemas Terrestres: dos Oceanos para o Espaço; Transformação Digital na Indústria; e Cidades Sustentáveis. A dotação orçamental prevista é de 400 mil euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros.
Para o concurso enquadrado no programa CMU Portugal as candidaturas decorrem até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 30 de junho de 2021. Procuram-se candidaturas na área das TIC com especial foco nas oportunidades oferecidas pela economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança. Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros e cada projeto será apoiado pelo prazo de 12 meses.
Poluição, arsénico, amianto, benzeno, cádmio, dioxinas, flúor inadequado ou em excesso, chumbo, mercúrio e pesticidas altamente perigosos: a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que estes 10 químicos são de grande preocupação para a saúde pública.
A Comissão adotou o primeiro programa de trabalho anual do Erasmus+ 2021-2027 e a Comissária Europeia para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, apresentou, em conferência de imprensa, o novo Programa Erasmus+ 2021|27.
O concurso «Section 2» assenta exclusivamente na concessão de fundos nacionais ou regionais à luz das regras das agências de financiamento participantes, observando a lógica de «virtual common pot» (ou seja, cada agência envolvida apenas financia os investigadores que se candidatem aos seus fundos). A receção e avaliação das propostas são realizadas pela Fundação PRIMA, sendo que as agências de financiamento envolvidas realizam a verificação de elegibilidade à luz das suas regras, decidem sobre os projetos a apoiar, contratualizam os seus investigadores e financiam-nos.
Os concursos «Section 1» regem-se de acordo com os regulamentos e procedimentos do Programa-Quadro europeu H2020, sendo exclusivamente financiados por fundos desse programa. O acompanhamento e financiamento dos consórcios recomendados são exclusivamente realizados pela Fundação PRIMA.
LEAP-RE é um projeto financiado pelo Programa Quadro Horizon 2020 (2020-2025) é uma contribuição nacional para a implementação do "Roteiro em alterações climáticas e energias renováveis” (HLPD Roadmap) - contributo para a Estratégia Conjunta entre Africa e Europa.
Estão abertas as candidaturas ao Concurso Transnacional Conjunto 2021 da ERA-MIN3, na área das matérias-primas minerais numa abordagem de economia circular, até às 17h00 do próximo dia 1 de abril de 2021.
Tendo em conta a atual pandemia da COVID-19 e o alarme social em que vivemos, mas também a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e com o apoio do Alto Comissariado Para as Migrações, IP (ACM) ) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), atribui um apoio especial a projetos e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento e a investigação-ação relativamente aos crimes de incitamento ao ódio e à violência e à expressão dos discursos de ódio na sequência da pandemia e divulgação dos seus impactos em grupos mais vulneráveis da população.


