Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023

A FCT lança o presente concurso que se destina a promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de investigação de carácter exploratório em todos os domínios científicos.

Concurso de projetos exploratórios em todos os domínios científicos – 2023


Pretende-se apoiar projetos com duração de 18 meses e com um financiamento máximo de 50 mil euros por projeto. A dotação orçamental é de 20 milhões de euros (com fundos exclusivamente nacionais, assegurados pela FCT) para apoiar um universo de mais de 400 projetos. As candidaturas são submetidas em formulário próprio, disponível desde o dia de hoje na plataforma myFCT, até às 17 horas do dia 01 de março de 2024 (horário de Portugal Continental). 

Está prevista a abertura de concursos de projetos em todos os dominios científicos em 2024.

  • Em ambos os concursos é adotado um sistema de CV narrativo para uma avaliação mais abrangente e efetiva da diversidade dos percursos dos investigadores responsáveis pelas candidaturas, promovendo-se, assim, metodologias de avaliação mais qualitativas, robustas e integradas.
  • A simplificação dos procedimentos administrativos após a atribuição do financiamento será feita através de um modelo de montantes fixos (“lump sums”) nos projetos exploratórios, e de custos unitários nos projetos IC&DT.
  • Estes concursos marcam também a atribuição, pela primeira vez, de tempo de cálculo nos novos supercomputadores da FCT (Deucalion e MareNostrum 5) nos projetos selecionados para financiamento, sem requerer uma avaliação científica adicional. Para tal, basta sinalizar a necessidade de recursos de computação avançada e/ou repositórios de dados de investigação em sede de candidatura.

 

Encerramento das candidaturas: 01 de março  2024| 17:00

 

Para mais informações: AQUI 

From 16.01.2024 to 01.03.2024 | 17:00