Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Arquitectura de Álvaro Siza Vieira - 2019

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Cultura e a Fundação Serralves estabeleceram um protocolo que viabilizou a realização de um programa integrado e pluridisciplinar de investigação em torno da obra de Álvaro Siza Vieira nas suas múltiplas vertentes e áreas disciplinares, desde a arquitetura, as artes e as ciências sociais, assim como as ciências de engenharia e dos materiais.

Através deste concurso, a FCT pretende apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza Vieira centrados no desenvolvimento de atividades de investigação nas suas múltiplas vertentes, nas seguintes áreas:

  1. Projetos de arquitetura e a sua relação com os utilizadores dos espaços e respetivo enquadramento social;
  2. A integração e a inter-relação das obras de arquitetura com os espaços envolventes, a cidade, a paisagem e o território;
  3. A relação da arquitetura com as artes, nomeadamente o desenho, a escultura e o cinema e as artes aplicadas;
  4. A materialização da arquitetura, incluindo estruturas, tecnologias e materiais e a sua relação com o desempenho e as condições envolventes.

 

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 24 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 600 mil de euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Mais informações: AQUI

From 08.04.2019 to 16.05.2019 | 17:00