BI LIC -projeto MEDUSA
Área Científica: Bioquímica ou área afim

 1 Bolsa para licenciado no âmbito do projeto “M3DUSA - Microorganisms Monitoring and Mitigation - Developing and Unlocking novel Sustainable Approaches, referência ALT20-03-0145-FEDER-00001, Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo)

 

Requisitos de admissão: Licenciatura Bioquímica, Biotecnologia ou área afim. Será valorada experiência em culturas de células, técnicas de bioquímica/microbiologia, técnica de Hibridação Fluorescente In Situ (FISH), microscopia de epifluorescência e citometria de fluxo.

 

Plano de trabalhos:

 

Os microrganismos são fatores importantes a ser considerados no processo de deterioração do Património Cultural. Por isso é fundamental promover um conhecimento mais detalhado destas comunidades e facilitar o desenvolvimento de estratégias de remediação eficazes, reduzindo custos e tempo. O candidato irá otimizar a técnica FISH para a deteção e análise de comunidades microbianas presentes nos bens patrimoniais. O plano de trabalhos envolve:

 

1- Testar a especificidade de sondas desenhadas in silico no grupo de trabalho, específicas para microrganismos de interesse, habitualmente presentes em amostras do Património Cultural e associados à sua deterioração;

 

2- Realizar culturas em meios adequados para os microrganismos de interesse;

 

3- Realizar estudos de aplicação da técnica RNA-FISH na deteção dos microrganismos de interesse em amostras contaminadas;

 

4-Participar em atividades de divulgação e de disseminação de resultados assim como atividades de extensão

 

From 03.04.2019 to 16.04.2019
LAB HERCULES
Attachments