Bolsa de Pós-Doutoramento - OLEAVALOR - Valorizaçãodas Variedades de Oliveira Portuguesas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto ALT20-45-2015-08, co-finaciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, através de fundos FEDER, intitulado “OLEAVALOR - Valorizaçãodas Variedades de Oliveira Portuguesas,

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto ALT20-45-2015-08, co-finaciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, através de fundos FEDER, intitulado “OLEAVALOR - Valorização das Variedades de Oliveira Portuguesas, nas seguintes condições:

 

 

 

Referência da Bolsa: ALT20-45-2015-08-BPDOC01

 

 

 

Área Científica: Ciências Biológicas

 

 

 

Requisitos de admissão:

 

- Doutoramento em Biologia ou áreas afins;

 

- Pelo menos 8 anos de prática laboratorial que demonstrem experiência na análise de expressão de genes por real-time PCR;

 

- Experiência comprovada nas técnicas envolvidas no isolamento e clonagem de genes (ao nível do gDNA e cDNA);

 

- Experiência comprovada na análise de sequências (obtidas por Sanger e NGS);

 

- Experiência comprovada na análise da expressão de miRNAs por real-time PCR e na análise de proteínas por western blot;

 

- Conhecimentos comprovados em microdissecção laser;

 

- Experiência no estabelecimento de ensaios de propagação in vitro de plantas, recolha e processamento de amostras para estudos moleculares.

 

 

 

Plano de trabalhos: O candidato será integrado na investigação relacionada com o estudo do enraizamento adventício ao nível pós-transcriptional. Deverá assim ser responsável pelo estabelecimento de ensaios in vitro para indução do enraizamento adventício em oliveira, pela recolha de amostras e seu processamento (extração de RNA total e sncRNAs), pela análise dos dados resultantes da sequenciação utilizando uma plataforma NGS, pelo estabelecimento de ensaios de expressão para validação dos resultados obtidos por NGS utilizando real-time PCR. O candidato deverá ainda contribuir para o estabelecimento das técnicas de hibridização in situ, microdissecção a laser e western blot utilizando como amostra vegetal microshots de oliveira provenientes de cultura in vitro.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Laboratórios de Biologia Molecular e e de Melhoramento e Biotecnologia Vegetal da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Doutora Hélia Cardoso e do Professor Augusto Vieira Peixe, estando o plano de trabalho integrado no projeto OLEAVALOR que decorre sob a coordenação geral do Prof. Augusto Vieira Peixe.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 1 de Outubro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção:

 

Os métodos de seleção a utilizar e a respetiva valorização serão os seguintes:

 

 

 

- Avaliação curricular (70%) decomposta em:

 

- Formação académica (20%);

 

- Experiência profissional (30%);

 

- Adequação da experiência profissional às funções a desempenhar (50%);

 

 

 

-Entrevista (30%)

 

- Entrevista aos 5 melhores candidatos com enfase nos seguintes aspetos:

 

  • capacidade de expressão e comunicação;
  • motivação para o trabalho em equipa;
  • espectativas de valorização pessoal e profissional;
  • verificação da experiencia profissional declarada em CV;
  • verificação do nível de conhecimento da língua inglesa.

 

 

 

Na eventualidade de nenhum dos candidatos a concurso reunir o perfil adequado, o júri  reserva-se o direito de encerrar o concurso sem qualquer recrutamento.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente – Professor Doutor Augusto Peixe

 

1º Vogal – Professora Doutora Maria do Rosário Felix

 

2º Vogal– Professora Doutora Maria João Cabrita

 

1º Vogal  Suplente – Doutora Tânia Nobre

 

2º Vogal  Suplente – Doutora Raquel Garcia

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível no Secretariado de Departamento de Fitotecnia, Edifício dos Regentes Agrícolas, Universidade de Évora-Núcleo da MITRA, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 31 de agosto de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 2 de setembro.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

 

  • Carta de motivação
  • Documentos de identificação
  • Curriculum Vitae
  • Cópia dos certificados académicos (licenciatura e doutoramento)
  • Cópia de certificados que atestem experiência profissional
  • Outros documentos considerados relevantes.

 

 

 

 

 

Toda a documentação deve ser remetida por e-mail para apeixe@uevora.pt indicando no assunto a Ref: ALT20-45-2015-08-BPDOC01

 

From 18.08.2016 to 31.08.2016
ICAAM