Bolsa de Investigação para Mestre (Aves) - alent2020 08
Área Científica: Ciências Biológicas Ciências do Ambiente

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “Novas ferramentas para a monitorização e avaliação de serviços de ecossistemas em sistemas de produção tradicionais do Alentejo sujeitos a intensificação” (ALT20-03-0145-FEDER-000008), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:

 

 

 

 

Requisitos de admissão:

 

Serão admitidos para avaliação os candidatos que demonstrem: i) experiência na captura,  manuseamento e identificação de aves; ii) experiência na captura e manuseamento e na identificação de insetos; iii) experiência em trabalho de laboratorio, nomeadamente na análise de amostras biológicas iv) experiência na utilização de Sistemas de Informação Geográfica (preferencialmente de QGIS); v) experiência na utilização de programas de análise de dados (preferencialmente R-package); vi) experiencia na publicação de artigos científicos en revistas SCI de alto impacto no ámbito da Biologia da Conservação; vii) ter carta de condução.

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

O candidato(a) selecionado(a) irá:

 

-       Realizar os censos de aves e experiências relacionadas com aves no ámbito do projeto

 

-       Apoiar a amostragem e identificação de insectos

 

-       Integrar a informação recolhida numa numa base de dados em SIG

 

-       Integrar os dados das variáveis explicativas e realizar a análise dos dados das aves

 

-       Redigir relatórios e artigos científicos

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço no1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei no40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei no 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora (Pólo da Mitra, Évora), sob a orientação científica do Doutor António Paulo Pereira Mira.

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será através da avaliação curricular e carta de candidatura, com a respetiva valoração de 80% e 20%. No entanto, poderá ser necessária uma entrevista aos candidatos melhor classificados e, neste caso, a valoração será de 40% para a componente curricular, 10% para a carta de candidatura e 50% para a entrevista. O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato, caso as candidaturas apresentadas não preencham o perfil solicitado.

 

 

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

 

 

Presidente: Doutor António Paulo Pereira Mira

 

1º Vogal – Prof. João Eduardo Rabaça

 

2ª Vogal– Dra. Sara M. Lopes Santos

 

1º Suplente– Prof. Teresa Pinto Correia

 

2º Suplente – Dr. Ricardo M. Cardoso Pita

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 de Julho de 2016 a 25 de Julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 31 de Julho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada do Curriculum Vitae e dos Certificados de Habilitações.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

 

 

Doutor António Paulo Pereira Mira

 

 

 

Departamento de Biologia da Universidade de Évora

 

 

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

 

 

e-mail: amira@uevora.pt

 

 

 

Caso sejam enviados por emails as candidaturas devem mencionar no assunto o seguinte texto:

 

Bolsa _Mestre_Aves (ALT20-03-0145-FEDER-000008)

 

 

 

From 11.07.2016 to 25.07.2016
CIBIO