ALOP -Bolsa MESTRE
Área Científica: Geociências - Meteorologia e Clima

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (BI) no âmbito do projeto ALOP: "Sistema de observação, previsão e alerta na atmosfera e em reservatórios de água do Alentejo”, co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo) com a referência ALT20-03-0145-FEDER-000004,

 

Requisitos de admissão:

 

  • Mestrado na área das Ciências da Terra e da Atmosfera ou área afim.
  • Será valorizada a experiência de trabalho em análise e tratamento de dados em ciências da atmosfera.
  • Será valorizada a formação de base em matemática, física e meteorologia e as publicações científicas de que for autor ou co-autor, bem como os conhecimentos de informática, com domínio de pelo menos uma linguagem de programação.
  • Conhecimentos da língua inglesa, falada e escrita.
  • Será valorizada a intenção de frequência de um programa doutoral na Universidade de Évora

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

O investigador vai desenvolver o seu trabalho no âmbito da tarefa 3 do projecto ALOP, designada por “Implementação de um programa de medições e observações que permitam realizar as tarefas 1 e 2” e que inclui as seguintes componentes:

 

(i) Harmonização das estações meteorológicas automáticas existentes na região pertencentes às diferentes entidades;

 

(ii) Implementação de técnicas de deteção remota por satélite para obter estimativas da qualidade da água em Alqueva;

 

(iii) Extensão das observações na atmosfera e na interface água/ar junto à albufeira de Alqueva, incluindo instrumentação para:

 

·         medição dos fluxos energéticos e de massa (CO2 e CH4, vapor de água);

 

·         medição da radiação solar, incluindo a irradiância  directa normal (DNI) com alta resolução espectral;

 

 

 

(iv) Reforçar uma estação de referência numa plataforma fluctuante na albufeira de Alqueva, com instrumentação de medição contínua.

 

 

 

 

 

O investigador deverá ainda:

 

  • Articular o seu trabalho com os investigadores responsáveis das tarefas 1 e 2, respectivamente “Melhoria da previsão do tempo na escala local, com base na regionalização da previsão numérica do tempo para Portugal” e “Modelação e previsão da qualidade da água em Albufeiras do Sul de Portugal”;
  • Participar em actividades da campanha de observações a realizar no âmbito do ALOP.
  • Participar na elaboração dos relatórios de progresso;
  • Participar nas actividades de divulgação, nomeadamente apresentando comunicações em seminários técnicos e congressos científicos, e submetendo artigos a revistas científicas de circulação internacional
  • Participar em actividades de formação, incluindo escolas de verão e workshops que venham a ser organizados pelo ALOP.

 

 

 

O plano de trabalho pode servir de base a uma tese de doutoramento, sendo o investigador incentivado a realizar uma dissertação de doutoramento no âmbito do projecto

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Pólo de Évora do Instituto de Ciências da Terra, sob a orientação científica da Professora Maria João Costa e do Doutor Miguel Potes.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em Setembro de 2016, renovável por mais 2 anos.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (ponderação de 70%), entrevista (ponderação de 30%).

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof. Doutora Maria João Costa

 

1º Vogal – Doutor Miguel Potes

 

2º Vogal – Doutor Daniele Bortoli

 

1º Suplente – Prof. Doutor Paulo Canhoto

 

2º Suplente – Prof. Doutor Rui Salgado

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada, por nota final obtida afixada na página do Instituto de Ciências da Terra (http://www.ict.uevora.pt), sendo os candidatos notificados através de e-mail.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Junho de 2016 a 15 de Julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até dia 31 de Julho de 2016.

 

 

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e cópia digital dos artigos científicos de que é autor ou co-autor.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

 

 

Prof. Doutora Maria João Costa

 

Instituto de Ciências da Terra e Departamento de Física

 

Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

e-mail: mjcosta@uevora.pt

 

 

 

From 20.06.2016 to 15.07.2016
ict