BOLSA PARA MESTRE -ALENT 029
Área Científica: Agronomia/Biologia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito da tarefa 1 do projeto “A Protecção Integrada do olival alentejano. Contributos para a sua inovação e melhoria contra os seus inimigos-chave”, com referência “ALT20-03-0145-FEDER-000029”co-financiado através dos Programas Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo FEDER,

 

 

 

Requisitos de admissão: Mestres em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, ou áreas afins. Na ordenação dos candidatos dar-se-á preferência a candidatos com: 1) experiência e domínio em sistemática/identificação de insetos 2) experiência em ensaios de campo; 3) formação complementar adequada ao plano de trabalhos, nomeadamente na extração e identificação de substâncias voláteis; 4) disponibilidade para a realização de tese académica para obtenção do grau de Doutorado, no âmbito do projeto.

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

Desenvolvimento físico do protótipo e avaliação das suas características físicas e dinâmicas;

 

 

 

Avaliação de substância atractivas (sexuais/alimentares/outras);

 

 

 

Avaliação do efeito de dispersão espacial associado a diferentes fluxos emissores de atractivos voláteis;

 

 

 

Avaliação do efeito de interferência entre os voláteis atractivos produzidos pela oliveira e os libertados pela estação de captura;

 

 

 

Avaliação da sua eficácia em comparação com outras metodologias de limitação da praga, de natureza biológica e biotécnica;

 

 

 

Avaliação do impacto do seu funcionamento na diversidade de insectos-não alvo no ecossistema do olival;

 

 

 

Avaliação económica associada à utilização da armadilha de captura em massa autónoma.

 

 

 

Para além dos trabalhos previstos para a tarefa 1, o bolseiro deverá ainda colaborar nos trabalhos relativos à tarefa 4 do projecto, denominada “Prospecção da presença dos vectores da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença ‘declínio súbito do olival’ em olivais de variedades tradicionais do Alentejo”

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

´

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Laboratórios de Entomologia e de Enologia do ICAAM, da Universidade de Évora, e nos olivais experimentais selecionados no âmbito do projeto, sob a orientação científica dos Profs. Fernando Trindade Rei e Maria João Cabrita.

 

 

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Agosto de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

 

 

Métodos de seleção: A seleção é feita com base no Curriculum vitae dos candidatos e terá em conta o mérito do candidato, considerando a formação académica, a média de licenciatura e de mestrado, o perfil curricular, a experiência em investigação científica relevante para o projecto em questão, capacidade para desenvolver ensaios de campo de forma autónoma, o número de publicações científicas, o bom conhecimento da língua inglesa a nível escrito e oral, e a sua disponibilidade para realizar uma tese de Doutoramento, bem como o perfil do candidato avaliado por possível entrevista.

 

 

 

 

 

Composição do Júri de Seleção: Fernando Trindade Rei, Prof.º Auxiliar da Universidade de Évora, como Presidente do Júri; Maria João Cabrita, Prof.ª Associada da Universidade de Évora, como Vogal-efetivo e António Bento Dias, Prof.º Auxiliar da Universidade de Évora, como Vogal-efetivo.

 

 

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida ou outra, afixada em local visível e público do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

 

 

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Junho de 2016 a 7 Julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 18 de Julho de 2016.

 

 

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio e e-mail para:

 

 

 

Prof. Doutor Fernando Trindade Rei

 

Dep. Fitotecnia da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

 

 

e-mail: frei@uevora.pt

 

Organization: ICAAM
At 15.06.2016
ICAAM