BOLSA POS-DOC (2 )ALENT029
Área Científica: Agronomia/Biologia

 

Encontra-seaberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Doutor no âmbito da tarefa 3 do projeto “A Protecção Integrada do olival alentejano. Contributos para a sua inovação e melhoria contra os seus inimigos-chave”, com referência “ALT20-03-0145-FEDER-000029”co-financiado através dos Programas Alentejo 2020,

 

Requisitos de admissão: Mestrado e Doutoramento na área de Ciências Biológicas, Agrárias ou afins e um Curriculum Vitae relevante em estudos relacionados com i) Delineamento experimental, construção de matrizes de dados, análise estatística Uni e Multivariada de dados biológicos e ambientais, adicionalmente será exigido bons conhecimentos e experiência na manipulação de dados ao nível de softwares PRIMER/PERMANOVA e CANOCO ii) Será dada preferência na seleção dos candidatos que possuam experiência em ensaios de campo, de identificação de organismos, o que exigirá domínio de técnicas de microscopia e biologia molecular, e experiência de publicação em revistas internacionais com arbitragem científica.

 

 

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

Obtenção de isolados do patogéneo em cultivares tradicionais, em diferentes regiões e sistemas de produção.

 

 

 

Avaliação da resposta varietal às infecções com Colletotrichum spp.

 

 

 

Estudo sobre a biologia do patogéneo, em especial das suas zonas de hibernação e períodos de infecção do hospedeiro.

 

 

 

Avaliação da diversidade endofitica no ecossistema da copa da oliveira, para identificação de agentes potencialmente antagonistas da gafa.

 

 

 

Estudo de uma metodologia que contribua para a eficácia da tomada de decisão pelos agricultores.

 

 

 

Para além dos trabalhos previstos para a tarefa 3, o bolseiro deverá ainda colaborar nos trabalhos relativos à tarefa 4 do projecto, denominada “Prospecção da presença dos vectores da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença ‘declínio súbito do olival’ em olivais de variedades tradicionais do Alentejo”

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será predominantemente desenvolvido no laboratório de Micologia do ICAAM da Universidade de Évora, e nos olivais experimentais selecionados no âmbito do projeto, sob a orientação científica dos Profs. Fernando Trindade Rei e Maria do Rosário Félix.

 

 

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Agosto de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

 

 

Métodos de seleção: A seleção é feita com base no Curriculum vitae dos candidatos e terá em conta o mérito do candidato, considerando a sua formação académica, a experiência em investigação científica relevante para o projeto em questão, a experiência em publicações em revistas internacionais com revisão científica, o seu perfil curricular, o bom conhecimento da língua inglesa a nível escrito e oral, bem como o perfil do candidato avaliado por possível entrevista.

 

 

 

 

 

Composição do Júri de Seleção: Fernando Trindade Rei, Prof.º Auxiliar da Universidade de Évora, como Presidente do Júri; Maria do Rosário, Prof.ª Associada da Universidade de Évora, como Vogal-efetivo e António Bento Dias, Prof.º Auxiliar da Universidade de Évora, como Vogal-efetivo.

 

 

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida ou outra, afixada em local visível e público do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

 

 

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Junho de 2016 a 7 Julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 18 de Julho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

 

 

 

 

Prof. Doutor Fernando Trindade Rei

 

Dep. Fitotecnia da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

 

 

e-mail: frei@uevora.pt

 

 

 

Organization: ICAAM
From 15.06.2016 to 07.07.2016
ICAAM