Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto POPCONNECT
Área Científica: Ciências Biológicas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto POPCONNECT – uso de dados genéticos e de campo para avaliar os efeitos das estradas na conectividade funcional dapaisagem e viabilidade populacional, (PTDC/AAG-MAA/0372/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa OperacionalFatores de Competitividade (POFC)

 

Requisitos de admissão:

 

Serão admitidos para avaliação os(as) candidatos(as) que demonstrem: i) certificado de Licenciatura  em Biologia ou áreas afins; ii) experiência em monitorização de atropelamentos de vertebrados em estradas, incluindo espécies de reduzido tamanho; iii) experiência em amostragens no campo de carnívoros, micromamíferos e morcegos; iv) experiência em armadilhagem de micromamíferos; v) experiência em seguimento de animais com radio-emissores (radio-telemetria); vi) carta de condução;vii) disponibilidade em trabalhar frequentemente à noite e, quando necessário, aos fins-de-semana e feriados.

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

O candidato(a) selecionado(a) irá apoiar a execução das tarefas do projeto relacionadas com a recolha de dados ecológicos no campo, tais como: i) monitorizar os atropelamentos de fauna nas estradas selecionadas para o projeto; ii) atualizar a cartografia de usos do solo na área de estudo; iii) participar nas amostragens de mamíferos (capturas) e no seguimento de animais com emissores de telemetria.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora (Pólo da Mitra, Évora), sob a orientação científica da Doutora Sara Santos.

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em agosto de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será através da avaliação curricular e carta de candidatura, com a respetiva valoração de 70% e 30%. No entanto, poderá ser necessária uma entrevista aos candidatos melhor classificados e, neste caso, a valoração será de 35% para a componente curricular, 15% para a carta de candidatura e 50% para a entrevista. O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato, caso as candidaturas apresentadas não preencham o perfil solicitado.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Doutora Sara Maria Lopes dos Santos

 

1º Vogal – Prof. Doutor António Paulo Pereira de Mira

 

2º Vogal – Doutor Ricardo Miguel Cardoso Pita

 

1º Suplente – Doutor Rui Nascimento Fazenda Lourenço

 

2º Suplente – Doutora Ana Márcia Barbosa

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 de junho de 2016 a 20 de junho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 13 de Julho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada do Curriculum Vitae e do Certificado de Habilitações.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Doutora Sara Santos

 

Departamento de Biologia da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

e-mail: saramsantos@hotmail.com

 

Organization: CIBIO
From 06.06.2016 to 20.06.2016
CIBIO