Bolsa para mestre - Projeto Flexstone 1B
Área Científica: Química ou Geoquímica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa para Mestre no âmbito do projeto “FlexStone: Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural”, referência “Projeto n.º 6375”, cofinanciado pelo Sistema de Incentivos no domínio da Competitividade e Internacionalização– COMPETE.

 

 

 

 

Requisitos de admissão: Mestre em Química (ou Geoquímica) com experiência no uso de Microscópio Eletrónico de Varrimento para a observação da superfície de materiais naturais ou pouco processados como rochas ou cerâmicas. Serão valorizadas as competências na identificação da mineralogia, por DRX. A quantificação de fases menores é especialmente importante porque estas poderão comprometer o comportamento do material ao desgaste e ao polimento.

 

 

 

Plano de trabalhos: O cientista participará no projeto como investigador da Universidade de Évora (laboratório HERCULES), na caraterização da Pedra Ornamental por DRX e SEM-EDS e na avaliação do processamento dos materiais naturais.

 

Assim, espera-se que o bolseiro com Mestrado contribua com a:

 

·         Caracterização da Pedra Ornamental, sobretudo calcários e mármores, como etapa prévia à execução de teste de processamento dos materiais naturais pelos equipamentos protótipos;

 

·         Caracterização e avaliação dos processos de desbaste e polimento em Pedra Natural por técnicas de microscopia;

 

·         Colaborar em atividades de divulgação do projeto.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: : O trabalho será desenvolvido no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, em cooperação com os outros parceiros do projeto, sob a orientação científica do Professor Jose Mirão.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em junho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: A seleção será efetuada através de avaliação curricular e de entrevista, se solicitado pelo júri, com base na seguinte ponderação percentual:

 

a) Experiência como descrito nos “Requisitos de admissão” (máximo de 70 pontos)

 

b) Adequação da área científica e de especialização (máximo 20 pontos)

 

c) Produção científica (artigos científicos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais) (máximo de 10 pontos)

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof. Doutor José Mirao

 

1º Vogal – Profª. Doutora Andreia Dionísio

 

2º Vogal – Prof. Doutor António Candeias

 

1º Suplente – Prof. Doutor Luís Lopes

 

2º Suplente – Profª. Doutora Patrícia Moita

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Laboratório HERCULES (Universidade de Évora), sendo o candidato aprovado notificado através de email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 de Abril a 26 de Maio de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 7 de Maio de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de apresentação e motivação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para:

 

Prof. Doutor José António Paulo Mirão

 

Laboratório HERCULES – Universidade de Évora

 

Apart. 94

 

7002 - 554 Évora

 

Endereço eletrónico: jmirao@uevora.pt

 

 

 

Organization: Lab hercules
From 12.05.2016 to 26.05.2016
L
Attachments