Bolsa para licenciado - CANTE
Área Científica: Licenciatura ou grau superior em Sociologia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Investigação para, pelo menos, os que possuem grau de Licenciado na área das Ciências Humanas e Sociais– área Património Imaterial, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quandoaplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020”

 

 

 

 

 

 

Requisitos de admissão: A bolsa é destinada a candidatos, pelo menos com o grau de Licenciado, na área de Ciências Humanas e Sociais, preferencialmente com formação em Sociologia, conhecimentos aprofundados na área do Cante, com experiência de trabalho de terreno de recolha etnográfica e em projetos nacionais e internacionais, experiência consistente de trabalho em bases de dados e interesse no trabalho em equipa e na investigação.

 

 

 

Plano de trabalhos: 1) Recolha etnográfica e de informação sobre grupos e cantadores; 2) recolha de elementos áudio e vídeo de grupos e cantadores; 3) validação dos elementos constantes da base de dados existente; 4) preenchimento e gestão de base de dados; 5) colaboração em projectos de Humanidades Digitais; 6) colaboração na organização de eventos relacionados com o cante.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT. http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a orientação científica dos Professores Doutores José Rodrigues dos Santos e Filipe Themudo Barata.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em Maio de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado por mais 3 meses, havendo condições para o efeito.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: 1a fase - avaliação curricular; 2ª fase - entrevista.

 

1ª fase:

 

a) todos os candidatos que não provem ter conhecimentos e actividades na área do cante alentejano devem ser imediatamente excluídos;

 

b) serão também eliminados os que não tiverem formação na área de Ciências Humanas e Sociais, em especial, Sociologia;

 

c) Na apreciação curricular a valoração e pontuação será a seguinte:

 

- média de licenciatura

 

- nível do grau académico

 

- Conhecimentos de trabalho em base de dados

 

- Prática de trabalho de terreno na recolha etnográfica relacionada com o cante

 

- Experiência de trabalho na gestão de bases de dados.

 

- Publicações e projectos na área

 

2ª fase:

 

A esta fase, caso seja necessária entrevista, só transitam os 3 candidatos melhor qualificados;

 

- a entrevista incidirá sobre curriculum, motivação, experiência profissional (de recolha de terreno e conhecimento do cante)

 

 

 

Composição do Júri de Selecção:

 

Presidente – Prof. Doutor Filipe Themudo Barata

 

1º Vogal – Prof. Doutor José Rodrigues dos Santos

 

2º Vogal – Prof.ª Doutora Cláudia Sousa Pereira

 

1.º suplente – Doutora Ana Carvalho

 

2.º suplente – Doutora Armanda Salgado

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Palácio do Vimioso – CIDEHUS, sendo todos os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de Abril de 2016 a 29 de Abril de 2016 e os resultados da selecção serão publicados até ao dia 5 de Maio de 2016.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Cartas de Recomendação (preferencial) e carta de motivação.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof.ª Doutora Fernanda Olival

 

CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554 Évora

 

e-mail: cidehus@uevora.pt

 

 

 

 

 

From 18.04.2016 to 29.04.2016