Bolsa de Investigação para Doutoramento - life Saramugo
Área Científica: Ecologia e Ambiente (Águas Interiores)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Mestre no âmbito do projecto “Conservação do Saramugo na bacia do Guadiana (Portugal) - Life Saramugo”, com referência “LIFE13 NAT/PT/000786” financiado pela União Europeia.

 

 

 

Requisitos de admissão:

 

Formação académica mínima de licenciatura de 5 anos ou mestrado em Ecologia/Biologia/ Ciências do Ambiente ou afins, com conhecimentos sobre a bio-ecologia da ictiofauna continental, particularmente no contexto da Conservação de rios. Domínio de ferramentas de análise e tratamento de dados, multivariada e estatística avançada aplicada em ecologia. Frequência de curso de Doutoramento (componente curricular) ou realização do mesmo num futuro muito próximo.  

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

Com esta bolsa pretende-se contribuir para o estudo do impacte da espécie não nativa Alburno, Alburnus alburnus, sobre o Saramugo, Anaecypris hispânica, assim como selecionar e testar medidas de controlo das populações invasivas. Assim, pretende-se especificamente:   

 

i)                    Determinar a ocorrência e abundância atual de Alburno na área de distribuição atual de Saramugo;

 

ii)                   Avaliar as interações bióticas, predação e competição, entre as duas espécies em condições experimentais;

 

iii)                 Avaliar as preferências de meso-habitat de Alburno em rios na área de distribuição de Saramugo;

 

iv)                 Determinar a sobreposição de nicho ecológico entre as duas espécies;

 

v)                  Avaliar a capacidade natatória e de transposição de obstáculos de Alburno, no sentido de prever a respectiva progressão nas redes hídricas, nomeadamente na área de distribuição de Saramugo; 

 

vi)                 Testar barreiras de contenção à progressão de Alburno;

 

vii)               Analisar os dados obtidos com recurso a técnicas de estatística uni e multivariada;

 

viii)              Elaborar artigos científicos e outras publicações e documentos em português e inglês.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Ilhéu.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Fevereiro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

 

Avaliação curricular e dos conhecimentos em Ecologia de Rios Temporários, com enfase na Ictiofauna com a respetiva valoração baseada num sistema de pontuação entre 4 e 1 pontos (4= Excelente; 3= Bom; 2= Mediano; 1= Questionável) atribuídos a cada um dos seguintes critérios:

 

1 - Formação académica e respetivo grau na área

 

2 – Classificação obtida no grau académico mais elevado

 

3 - Conhecimentos sobre a bio-ecologia da ictiofauna nativa e não-nativa de rios de tipo Mediterrânico, e experiência em métodos avançados de tratamento e análise de dados em ecologia

 

4 – Capacidade de síntese e escrita em Português e Inglês

 

5 - Domínio da língua Inglesa

 

6 – Publicações e outros elementos curriculares.

 

 

 

 A pontuação final dos candidatos resulta da soma dos valores atribuídos em cada critério. Caso haja empate ou dúvidas que necessitem ser esclarecidas o júri solicitará uma entrevista aos candidatos em questão.

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof. Doutora Maria Antónia Pacheco Ilhéu

 

1º Vogal – Prof. Doutor João Manuel Álvares Oliveira Bernardo

 

2º Vogal – Prof. Doutora Ana Manuel Pereira de Almeida Costa

 

1º Suplente – Prof. Doutor Carlos José Pinto Gomes

 

2º Suplente – Prof. Doutor Pedro Manuel Silva Gentil Anastácio

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida,  afixada em local visível e público do(a) Departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento, Escola Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora, no Colégio Luis Verney, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Janeiro de 2016 até 28 de janeiro de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até dia 1 de fevereiro de 2016.

 

 

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: (1) Carta de motivação, (2) curriculum vitae do candidato, (3) fotocópia do certificado de habilitações.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof. Doutor(a)  Maria Ilhéu

 

Dep. Paisagem, Ambiente e Ordenamento

 

Universidade de Évora,

 

Rua Romão Ramalho, 59, 7000 – 671 Évora

 

e-mail: milheu@uevora.pt

 

 

 

 

 

From 15.01.2016 to 28.01.2016
Icaam
Attachments