Bolsa (Doutor) PELSA
Área Científica: Ciências Biológicas

Encontra-se abertoconcurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (Doutor) no âmbito do projeto PROMAR - PELSA Gestão Sustentável da Pesca à Enguia na Lagoa de Santo André, Contrato nº61/2015/ICNF/2015 estabelecido entre o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) e a Universidade de Évora, cofinanciado pelo Fundo Europeu das Pescasatravés do Programa Operacional PESCA 2007-2013 - PROMAR.

Requisitos de admissão: Doutoramento na área das Ciências Biológicas. Conhecimento de técnicas de amostragem e manipulação de espécimes vivos de todas as fases do ciclo de vida da enguia-europeia, que ocorrem em meio continental; Experiência comprovada no domínio da ecologia de sistemas aquáticos dulçaquícolas e lagoas costeiras; Experiência de trabalho desenvolvido junto das comunidades piscatórias; Experiência de trabalho em equipa em contexto de projetos multidisciplinares; Experiência em análise estatística multivariada, na preparação de relatórios e artigos científicos.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá desenvolver trabalhos de acordo com as tarefas do projeto PELSA, designadamente: Amostragem de enguia (meixão, enguia amarela e enguia prateada) e recolha de parâmetros ambientais; Processamento laboratorial do material biológico recolhido; Avaliação de parâmetros populacionais da enguia na Lagoa de Santo André através da amostragem/quantificação de exemplares em várias fases do seu ciclo de vida; Contacto com a comunidade piscatória e realização de inquéritos, para caracterização da pesca e respetiva pressão sobre os efetivos populacionais da enguia na Lagoa; Elaboração/Gestão da base de dados dos parâmetros biológicos e ambientais recolhidos no decurso das várias tarefas; Coordenação/Apoio ao tratamento dos dados obtidos no âmbito do plano de trabalhos e à elaboração e submissão para publicação dos respetivos relatórios e manuscritos de caráter científico.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade de Évora e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, envolvendo, ainda, trabalho de campo na Lagoa de Santo André, sob a orientação científica da Profª. Doutora Isabel Domingos e do Prof. Doutor João Manuel Bernardo.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de janeiro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1.495,00 (mil quatrocentos e noventa e cinco euros) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária. 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e, se se revelar necessário, será realizada uma entrevista de seleção; nesse caso a entrevista valerá 40% e a avaliação curricular 60% para o cálculo final da classificação. Caso se venha a considerar que nenhum candidato preenche os requisitos pretendidos, a bolsa poderá não ser atribuída.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Doutor João Manuel Bernardo (Presidente), Profª. Doutora Isabel Domingos (1ª vogal efetiva) e Prof. Doutor José Lino Costa (2º vogal efetivo). São vogais suplentes a Profª Doutora Ana Manuel Costa e Profª. Doutora Maria Ilhéu.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, sendo os candidatos notificados da respetiva posição no concurso através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de novembro a 3 de dezembro de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até 14 de dezembro de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:

 

 

 

Prof. Doutor João Manuel Bernardo

 

e-mail: joliveirabernardo@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

From 20.11.2015 to 03.12.2015