2 Bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “Monitorização de Ambientes Marinhos do Porto de Sines(MAPSi 2015/2017)”

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre (bolsa A e bolsa B) no âmbito do projeto “Monitorização de Ambientes Marinhos do Porto de Sines(MAPSi 2015/2017)”, abrangido pelo respetivoprotocolo de colaboração e financiado através de uma prestação de serviços celebrada com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, nas seguintes condições.

 

 

 

 

Requisitos de admissão (referentes às duas bolsas em concurso)

Os/as bolseiros/as deverão ter:

- curso de mestrado na área das ciências biológicas ou em áreas afins;

- carta de condução de veículos ligeiros;

- título nacional de mergulho ou equivalente;

- robustez física indispensável ao exercício das funções da(s) bolsa(s) a que se candidata.

Será considerado fator preferencial a formação especializada de “Mergulhador socorrista” e “Administração de oxigénio”.

 

No caso da Bolsa A será considerado fator preferencial a experiência profissional em:

- trabalhos realizados em mergulho com escafandro autónomo, nomeadamente para a amostragem de organismos macrobentónicos de substrato duro;

- estudos de ecologia de litorais rochosos da costa continental portuguesa, envolvendo a identificação taxonómica de macro-organismos e a avaliação da sua abundância;

- montagem e monitorização de experiências ecológicas manipulativas em substratos duros intertidais;

- análise estatística univariada e multivariada de dados ecológicos com recurso a programas estatísticos como WinGMAV5 e PRIMER6+PERMANOVA, e elaboração de relatórios técnico-científicos.

 

No caso da Bolsa B será considerado fator preferencial a experiência profissional em:

- trabalhos de monitorização de ambientes marinhos com relevo para o planeamento e amostragem de água, sedimento, substrato duro intertidal e subtidal e organismos indicadores (ex.: mexilhão);

- trabalhos realizados em mergulho com escafandro autónomo, nomeadamente para a amostragem de organismos macrobentónicos de substrato duro e/ou de peixes;

- estudos de ecologia de litorais rochosos da costa continental portuguesa, envolvendo a identificação taxonómica de macro-organismos e a avaliação da sua abundância;

- montagem e monitorização de experiências ecológicas manipulativas em substratos duros intertidais;

- identificação taxonómica de macrofauna de sedimentos marinhos da costa portuguesa;

- análise estatística univariada e multivariada de dados ecológicos com recurso a programas estatísticos como WinGMAV5, PRIMER6+PERMANOVA, e elaboração de relatórios técnico-científicos.

 

Plano de trabalhos

As funções a desempenhar no âmbito das bolsas incluem: trabalhos de monitorização de ambientes marinhos (trabalhos de terreno a executar sobretudo no Porto de Sines e em áreas próximas; trabalhos laboratoriais a executar sobretudo no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora – CIEMAR, instalado em Sines); planeamento e amostragem de estudos de ecologia de litorais rochosos; montagem e monitorização de experiências ecológicas manipulativas em substratos duros intertidais; identificação de macrofauna de sedimentos marinhos; análise estatística e gráfica de dados, elaboração de relatórios técnico-científicos e de artigos científicos.

É necessária disponibilidade para o desenvolvimento de trabalhos regulares no CIEMAR e para a realização de campanhas de amostragem de ambientes marinhos, incluindo a realização de trabalhos no Porto de Sines e a bordo de embarcações.

 

Legislação e regulamentação aplicável

A concessão das Bolsas de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e os bolseiros, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço n.º 1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, e decreto-lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e o Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, em Sines, sob a orientação científica do Professor Doutor João Castro.

 

Duração das bolsas

Prevê-se que as bolsas sejam iniciadas em janeiro de 2016 e que tenham a duração de 6 meses, no caso da bolsa A, e de 12 meses, no caso da bolsa B, podendo ser renovadas até ao final do projeto MAPSi 2015/2017.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar são os seguintes (com a respetiva valoração em percentagem):

- avaliação curricular (40%);

- experiência profissional em:

  • trabalhos de monitorização de ambientes marinhos, com relevo para o planeamento e a amostragem de água, sedimento, substrato duro intertidal e subtidal e organismos indicadores (ex.: mexilhão) (Bolsa B, 10%);
  • trabalhos realizados em mergulho com escafandro autónomo, nomeadamente para a amostragem de organismos macrobentónicos de substrato duro (Bolsa A, 15%; Bolsa B, 5%) e de peixes (Bolsa B, 5%);
  • estudos de ecologia de litorais rochosos da costa continental portuguesa, envolvendo a identificação taxonómica de macro-organismos e a avaliação da sua abundância (Bolsa A, 15%; Bolsa B, 10%);
  • montagem e monitorização de experiências ecológicas manipulativas em substratos duros intertidais (Bolsa A, 15%; Bolsa B, 15%);
  • identificação taxonómica de macrofauna de sedimentos marinhos da costa portuguesa (Bolsa B, 5%);
  • análise estatística univariada e multivariada de dados ecológicos com recurso a programas estatísticos como WinGMAV5, PRIMER6+PERMANOVA, e elaboração de relatórios técnico-científicos (Bolsa A, 15%; Bolsa B, 10%).

Caso o júri considere necessário, poder-se-á recorrer a uma entrevista.

 

 

 

Composição do júri de seleção

Presidente - Prof. Doutor João José Roma de Paços Pereira de Castro, 1.º Vogal - Prof.ª Doutora Teresa Paula Gonçalves Cruz, 2.º Vogal - Prof.ª Doutora Maria Helena Soares Martins Adão e 1.º Suplente - Prof. Doutor Pedro Miguel Raposo de Almeida.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Laboratório de Ciências do Mar, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Nos termos do direito de audiência prévia dos interessados, o projeto de classificação final será anunciado por e-mail a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 16 de novembro de 2015, e os resultados da seleção serão publicados até 20 de novembro de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae do candidato e fotocópia do certificado de habilitações. Na carta, o candidato deverá declarar, obrigatoriamente, que possui a robustez física indispensável ao exercício das funções da(s) bolsa(s) a que se candidata, e a que bolsa(s) se candidata (A e/ou B).

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:

 

Prof. Doutor João Castro

Laboratório de Ciências do Mar

Universidade de Évora

e-mail: jjc@uevora.pt   

 

 

Organization: CIEMAR
From 03.11.2015 to 16.11.2015