Bolsa de Investigação para Mestre - NETPERSIST
Ciências Biológicas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, com a duração mínima de 24 meses, no âmbito do projeto “NETPERSIST. Análise de redes na identificação de limiares críticos de conectividade para a persistência de metapopulações em paisagens agrícolas complexas” (PTDC/AAG-MAA/3227/2012), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) nas seguintes condições:

 

Área Científica: Ciências Biológicas

Requisitos de admissão:

  1. Habilitação Académica: Mestrado na área das      Ciências Biológicas
  2. Carta de condução
  3. Experiência no uso dos Software R e QGIS
  4. Domínio da língua inglesa 

 

Fatores preferenciais de admissão

  • Conhecimentos básicos sobre técnicas diretas      e indiretas para a inventariação de micromamíferos com base em indícios de      presença
  • Conhecimentos básicos de foto-interpretação      de imagens aéreas para elaboração de cartografia habitats
  • Uso ou entendimento dos princípios da análise multivariada e      modelação espacial;
  • Uso ou conhecimento de software de análise de conetividade
  • Conhecimento ou motivação para trabalhar no âmbito da análise de      redes e conectividade;

 

Plano de trabalhos:

Tarefa 1 – Cartografia da área de estudo

•    Completar a cartografia digital das unidades de paisagem da área de estudo, em Sistema de Informação Geográfica, com base na interpretação de ortofotomapas e trabalho de campo

Tarefa 2 – Completar base de dados e introdução da informação cartográfica num Sistema de Informação Geográfica.

Tarefa 3 – Modelação e tratamento estatístico dos dados, elaboração de relatórios e redação de artigos científicos em inglês.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 da FCT. (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade de Évora – Pólo da Mitra, e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina sob a orientação científica do Professor/Doutor António Paulo Pereira de Mira.

 

Duração da(s) bolsa(s):

As bolsas terá a duração de, 3 meses com início previsto em 1 Abril de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 9 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

 

Numa primeira fase será feita a avaliação curricular e será feita a selecção dos candidatos admitidos a concurso os candidatos com base na análise curriculum vitae e requisitos de admissão

 

Os candidatos admitidos a concurso serão ordenados de acordo com os requisitos e fatores preferenciais de admissão. Caso seja necessário será realizada entrevista aos candidatos situados no topo da lista ordenada. Neste caso, a ponderação percentual dos métodos usados na selecção será: Avaliação curricular = 50%; Entrevista = 50%.

Será selecionado o candidato que ocupar o primeiro lugar da lista de ordenação dos candidatos

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. Doutor Paulo Pereira de Mira (CIBIO, U. de Évora)

1º Vogal – Dr. Ricardo Miguel Cardoso Pita (CIBIO, U. Évora)

2º Vogal – D. Diogo André Alagador (Cátedra Rui Nabeiro, U. Évora)

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânico, sendo o(s) candidatos(as) aprovado(as) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de Fevereiro a 12 de Março de 2015. Os resultados da selecção serão publicados até 15 de Março de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação onde sejam mencionados os requisitos de candidatura; Curriculum Vitae resumido, não excedendo as 5 páginas; certificados de habilitações (Licenciatura e Mestrado);

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof. Doutor António Paulo Pereira de Mira

Departamento de Biologia da Universidade de Évora

Apartado 94, 7002-554, Évora

e-mail: amira@uevora-pt

Organization: CIBIO
From 27.02.2015 to 12.03.2015
cibio