Bolsa Mestre - From Large-scale distribution models to efficient conservation plans
Área Científica: Ciências Biológicas.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto exploratório associado ao programa de trabalhos “From large-scale distribution models to efficient conservation plans” (IF/00266/2013/CP1168/CT0001), a decorrer no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/ CIBIO-Universidade de Évora e financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC

 

 

Requisitos de admissão: Licenciatura e mestrado (ou equivalente) em biologia, ecologia ou áreas afins, capacidade para  trabalhar de forma independente e produtiva, conhecimentos de informática geral na óptica do utilizador; bom conhecimento da língua inglesa;  boa capacidade de leitura, organização e síntese de informação; e conhecimento e/ou motivação para a aprendizagem (essencialmente autodidacta ou baseada na leitura de manuais) de análise e programação em R e QGIS . Será dada preferência a candidatos com bom conhecimento da língua portuguesa (falada e escrita); conhecimentos gerais de análise estatística; experiência na criação e organização de bases de dados; experiência na utilização de sistemas de informação geográfica; conhecimentos de modelação de distribuição ou de nicho ecológico; conhecimentos de filogeografia / filogenética comparada; experiência em programação informática, idealmente em R e/ou Python, embora SQL e afins sejam também valorizadas.

Plano de trabalhos: As tarefas a desenvolver incluem 1) pesquisa bibliográfica e desenvolvimento de uma base de dados bibliográfica alusiva ao projecto; 2) leitura e condensação da informação publicada sobre temas relevantes para o projecto (filogeografia de vertebrados europeus, dados e modelos de distribuição, variáveis ambientais/ecogeográficas, metodologias e ferramentas de análise e modelação);  3) desenvolvimento e organização de bases de dados geográficas com informação sobre distribuição de espécies, filogeografia, variáveis ambientais e modelos preditivos a diferentes escalas; 4) apoio aos trabalhos de análise e ao desenvolvimento de ferramentas informáticas de código aberto que implementem as metodologias desenvolvidas no âmbito do projecto; 5) apoio eventual em trabalho de campo (prospecções de anfíbios, répteis, aves ou mamíferos para teste e validação de modelos de distribuição).

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT. (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos .phtml.pt)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do núcleo do CIBIO da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Doutora Ana Márcia Barbosa.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2015, com renovação possível e condicional ao bom desempenho do trabalho

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 euros/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) , sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária para conta em Portugal. A entidade financiadora suportará ainda o valor correspondente ao seguro social voluntário – 1º escalão.

Métodos de seleção: A avaliação será baseada nos componentes seguintes: habilitações académicas (avaliação curricular, 25%); motivação e interesse pelo projecto (cartas de motivação e recomendação, 25%); experiência e competências demonstradas em áreas relevantes (avaliação curricular e cartas de motivação e de recomendação, 50%). Poderá haver recurso a entrevistas. O júri reserva-se o direito de não seleccionar qualquer candidato, caso as candidaturas apresentadas não preencham o perfil solicitado.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Doutora Ana Márcia Barbosa

1º Vogal – Prof. Doutor António Paulo Pereira Mira

2º Vogal – Doutor José M. Herrera

1º Suplente – Doutor Diogo André Alagador

2º Suplente – Doutor Luis Reino

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público nas instalações do CIBIO-UE sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 de fevereiro a 20 de Fevereiro de 2015, inclusive. Os resultados da seleção serão publicados até 2 de Março de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação onde se explique o interesse do candidato(a) neste projecto e as razões pelas quais será capaz de o realizar com sucesso; curriculum Vitae, certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, com menção e (se possível) demonstração do cumprimento dos requisitos do concurso; até 2 cartas de recomendação (opcionais), acompanhadas da identificação e dados de contacto dos respectivos autores.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para: Doutora Ana Márcia Barbosa

CIBIO - Universidade de Évora  e-mail: cibioue@uevora.pt

Organization: CIBIO
From 08.02.2015 to 20.02.2015
cibio-ue