B I - Licenciado - EAC – Acoplamento eléctrico e acústico em rochas durante a acção mecânica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado (BI) no âmbito do projeto “EAC – Acoplamento eléctrico e acústico em rochas durante a acção mecânica”, financiado por fundos nacionais através da FCT e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

 

Área Científica: Ciências da Terra e do Espaço

 

 

Requisitos de admissão:

1)     Licenciatura (1º ciclo) nas áreas de: Geologia ou Engenharia Geológica, Geofísica, ou afins (Petrografia e Geoquímica) em instituição nacional ou internacional de ensino superior publico ou privado.

2)     É valorizada a experiência em trabalho de apoio à investigação.

3)     Experiência em espaço laboratorial (geologia e química).

4)     Cartas de recomendação.

5)     Domínio da língua inglesa, falada e escrita.

 

Plano de trabalhos:

 

O objetivo do trabalho é o estudo de possíveis relações à escala planetária das influências que as emissões de radão têm no ambiente eléctrico da atmosfera. O radão é um presente essencialmente em rochas graníticas e os movimentos sísmicos tendem a provocar emissões deste gás. Medidas à escala planetária serão realizadas e comparadas com o campo eléctrico atmosférico. A possibilidade existe de se tentar repetir estas medidas à escala laboratorial combinando emissões acústicas e medidas de radão.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 da FCT.  (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos .phtml.pt)

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Geofísica de Évora da Universidade de Évora sob a orientação científica do Doutor Hugo Manuel Gonçalves da Silva (CGE/UÉ).

 

Duração da bolsa: a bolsa de investigação terá uma duração de 3 meses, com início previsto a 1 de Fevereiro de 2015.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, podendo eventualmente ser feita uma entrevista no caso do júri considerar ser necessário obter melhores esclarecimentos sobre os candidatos. Os parâmetros a considerar parta efeitos de avaliação e a classificação máxima a atribuir a cada um desses parâmetros são:

1)     Relevância da área científica de formação para o trabalho em causa e classificação (3);

2)     Experiência de trabalho na área ou em projetos de investigação (3);

3)     Conhecimentos sobre técnicas de cálculo e utilização de ferramentas computacionais (2);

4)     Existência de cartas de recomendação (1);

5)     Conhecimentos da língua inglesa, falada e escrita (1).

 

Composição do Júri de Selecção: Presidente: Prof. Doutor Mourad Bezzeghoud (CGE/UÉ); 1º Vogal – Doutor Hugo Manuel Gonçalves da Silva (CGE/UÉ); 2º Vogal – Mouhaydine Tlemçani (CGE/UÉ); 1º Suplente – Patrícia Moita (CGE/UÉ); 2º Suplente – Rui Namorado Rosa (CGE/UÉ).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Colégio Luís Verney, gabinete 253, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 16 de Janeiro de 2015 e os resultados da selecção serão publicados até 18 de Janeiro de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, duas cartas de recomendação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser remetidas preferencialmente por email, ou por correio para:

 

Doutor Hugo Manuel Gonçalves da Silva

Centro de Geofísica de Évora da Universidade de Évora

Apartado 94, 7002-554, Évora

e-mail: hgsilva@uevora.pt

 

Organization: CGE
From 05.01.2015 to 16.01.2015
CGE