Bolsa de Mestre no âmbito do projeto “A New Deal for Youth Employment ” - 2
Área Científica: Geografia e ciências afins.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Mestre, no âmbito do projeto “A New Deal for Youth Employment ” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Cidadania Ativa - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) – Regulamento Específico Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

 

 

Requisitos de admissão: Grau de mestrado em áreas de cruzamento entre as ciências do território e as ciências sociais, como por exemplo em ciências da paisagem. Os candidatos devem ter experiência em análise da inovação social e das redes de colaboração no contexto da agricultura.

 Plano de trabalhos: O projeto tem como objetivo central a melhoria da empregabilidade de 30 jovens, no setor agrícola, nomeadamente; participação de agentes do território na abordagem aos problemas do emprego jovem; incentivo aos agentes do território para incorporação de medidas de inserção emprego e consequente inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho; apoio aos jovens empreendedores na criação de emprego no setor agrícola; concretização dos objetivos definidos na EDL para a região. O plano de trabalhos da bolsa tem como objectivo o estudo das condições do território abrangido, em termos de desenvolvimento rural e de inovação no sector agrícola, de forma a poder construir o diagnóstico do capital social e das oportunidades e dificuldades de inserção nas redes existentes, ou da criação de novas redes e da inovação em rede, por parte dos jovens licenciados, e em geral das condições que favorecem ou limitam a inovação no sector agrícola neste território em particular e a poder contextualizar o trabalho desenvolvido na prática durante o projecto.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Teresa Pinto Correia.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de doze meses, com início previsto em Janeiro de 2015.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (50%), análise dos trabalhos efetuados e demonstração da experiencia na área (50%); entrevista se necessário.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente - Prof.ª Doutora Maria Teresa Amado Pinto Correia

1º Vogal – Prof. Doutor Nuno Manuel Cabral de Almeida Ribeiro

2º Vogal – Prof.ª Doutora Isabel Alexandra Joaquina Ramos

1º Suplente – Prof.ª Doutora Maria Elvira Sales Batista

2º Suplente – Prof. Doutor Paulo Alexandre da Cunha e Sá de Sousa

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada, por nota final obtida afixada em local visível e público do átrio do Colégio de Regentes Agrícolas do Núcleo da Mitra da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de O concurso encontra-se aberto no período de 25 de novembro de 2014 a 9 de dezembro de 2014 e os resultados da seleção serão publicados até 12 de dezembro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura (motivação) acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou email para:

Prof.ª Doutora Teresa Pinto Correia

ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade de Évora, Apartado 94, 7002-554, Évora

email: mtpc@uevora.pt

From 25.11.2014 to 09.12.2014