Bolsa para cientísta convidado - proj. PROMAR
Área Científica: Migrações piscícolas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de cientista convidado (BCC) no âmbito do projeto: “REABILITAÇÃO DOS HABITATS DE PEIXES DIÁDROMOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO MONDEGO”, com referência PROMAR 31-03-02-FEP-5, financiado pelo Ministério da Agricultura e do Mar e cofinanciado pelo Fundo Europeu das Pescas, através do PROMAR – Programa Operacional de Pescas 2007-2013.

 

 

 

 

Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia, Doutoramento na área da Biologia da Conservação. Fluência em português falado e escrito. Experiência comprovada na coordenação de projetos. Valoriza-se a experiência do candidato relativamente à orientação de estudantes que possam acompanhar o decorrer da investigação. Especialista em peixes diádromos, em particular no estudo das suas migrações, comportamento e capacidade natatória. Experiência comprovada na monitorização de passagens para peixes. Experiência na utilização de técnicas de biotelemetria aquática nomeadamente, telemetria acústica (sistemas passivo e monitorização manual), radiotelemetria, utilização de transmissores com registo de parâmetros fisiológicos, utilização de marcas tipo PIT (Passive Integrated Transponder) e na montagem e manutenção de antenas fixas deteção de sistemas de telemetria PIT. Experiência na utilização de técnicas de marcação convencional (e.g. etiquetas externas, Coded Wire Tags).

 

Plano de trabalhos: Acompanhamento das intervenções previstas no projeto (obras associadas à construção de dispositivos para transposição piscícola) com vista à reabilitação de habitat para os peixes migradores através da restituição da continuidade longitudinal do Rio Mondego. Cocoordenação das atividades técnico-científicas previstas para caracterização da situação de referência das populações de peixes migradores associados à Bacia Hidrográfica do Mondego, e posterior avaliação dos impactos decorrentes das intervenções previstas.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em diversos locais, designadamente na Universidade de Évora (Évora), no Centro de Oceanografia (Lisboa) e na Passagem para Peixes associada ao Açude-Ponte em Coimbra, envolvendo também trabalho de campo nas principais bacias hidrográficas nacionais mas, em particular, no Rio Mondego.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em Dezembro de 2014, com eventual renovação até ao final do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 2650.00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor mensal da bolsa, pago através de cheque ou transferência bancária sendo os pagamentos efetuados mensalmente, acresce o Seguro Social Voluntário. O Bolseiro usufruirá ainda de um seguro de acidentes pessoal.

 

Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a valoração de 30% e experiência anterior relevante com a valoração de 70%. Se necessário, o júri procederá à realização de uma entrevista com um máximo de 5 candidatos que o júri, após análise das primeiras componentes, entenda possuírem o perfil mais adequado à natureza das tarefas a desempenhar.

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente –Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida, 1º Vogal – Prof. Doutor José Lino Vieira de Oliveira Costa, 2º Vogal – Prof. Doutora Isabel Maria Madaleno Domingos, 1º Suplente – Prof. Doutora Maria Helena S. Martins Adão e 2º Suplente – Prof. Doutor João Roma Pereira de Castro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista com a classificação/ordenação dos candidatos, afixada em local visível e público do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 7 a 20 de novembro de 2014 e resultados da seleção serão publicados até 25 de novembro de 2014.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do Certificado de Habilitações.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail com a indicação da referência RHPD_PR12_2014 para:

 

Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida

e-mail: pmra@uevora.pt

From 07.11.2014 to 20.11.2014