9 BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO - HERITAS/PD-FCT/BIC/2014
alunos dos cursos de doutoramento que integram o Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património.

 O Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património da Universidade de Évora e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, ao abrigo do concurso de Programas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de 2014, põe a concurso a atribuição de 9 bolsas de investigação.

 

No âmbito daquele concurso, cabe à Comissão Diretiva do HERITAS – Estudos de Património (ou a uma Comissão de Seleção por ela escolhida) selecionar os estudantes deste programa doutoral que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, sendo que os contratos de bolsa serão celebrados diretamente com a FCT.

 

O Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património assenta numa rede de cursos constituída pelos doutoramentos de Arquitectura (Universidade de Évora), Belas Artes – especializações em Museologia, Conservação e Restauro e Ciências da Arte (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), História (Universidade de Évora) e História da Arte (Universidade de Évora).

 

1. DURAÇÃO DA BOLSA:

Anual (12 meses), com início previsto para 18 de Dezembro de 2014.

 

2. DESTINATÁRIOS: 

As 9 bolsas de investigação a atribuir no âmbito do presente concurso destinam-se especificamente aos alunos dos cursos de doutoramento que integram o Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património.

 

Podem candidatar-se ao presente concurso: Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia; Cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto; Cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

 

Os candidatos deverão estar em condições de cumprir o Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua atual redação, e no Regulamento das Bolsas de Investigação da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

3. INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO

São instituições de acolhimento a Universidade de Évora e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no âmbito e nos termos das normas regulamentares do Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património.

 

4. REQUISITOS DE ADMISSÃO

Sem prejuízo do disposto no ponto 2, os candidatos deverão apresentar a partir da data de 11 novembro de 2014 a 24 de novembro de 2014, comprovativo da sua candidatura para admissão a um dos cursos de doutoramento que integram a rede HERITAS no ano letivo 2014/2015, e de acordo com os requisitos que constam do respetivos formulários de candidatura disponíveis em:

http://www.estudar.uevora.pt/informacao_academica/candidaturas/Estudos-Pos-Graduados/Cursos-de-2.1-e-3.1-Ciclo/Candidatura

 

5. FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS

A formalização da candidatura às Bolsas de Doutoramento a que se refere o presente Edital deverá ser efetuada mediante carta dirigida ao Diretor do Programa Doutoral, com a identificação do candidato, o curso da rede do Programa Doutoral HERITAS a que se candidatou, a área científica específica de interesse e a declaração do conhecimento e da aceitação das condições e normas aplicáveis do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, acompanhada pela seguinte documentação:

  • Certificados      das habilitações académicas com as classificações obtidas (originais ou      cópias certificadas);
  • Curriculum      Vitae;
  • Carta de      Motivação (não deve ultrapassar 1 página A4);
  • Cópia simples      do documento de identificação;
  • Cartas de      recomendação académica (limite máximo de duas cartas);
  • Certificado de      domínio da língua inglesa;
  • Procuração      (facultativa e apenas se necessária).

 

Os candidatos a Bolsas de Doutoramento que na data da candidatura não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem que o obterão até 31 de Dezembro de 2014. No caso de esta condição não se cumprir, a bolsa não será atribuída.

 

6. PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

O concurso para apresentação de candidaturas está aberto entre 11 de novembro e 24 de novembro de 2014.

 

7. SELEÇÃO E CRITÉRIOS DAS CANDIDATURAS

A seleção e avaliação das candidaturas conducentes à atribuição das bolsas serão efetuadas pela comissão de seleção de candidatos do Programa HERITAS: Alice Nogueira Alves (FBA-UL), António Candeias (UÉ), Aurora Carapinha (UÉ), Fernando António Baptista Pereira (FBA-UL), Fernando Dias (FBA-UL), Filipe Themudo Barata (UÉ), João Carlos Brigola (UÉ), Luísa Carvalho (UL), Marta Manso (FBA-UL) e Paulo Simões Rodrigues (UE).

Pontuação: 1 (= Medíocre) – 5 (= Excelente)

a) Experiência Académica e/ou Profissional – 30%

b) Habilitações Académicas – 20%

c) Experiência de trabalho de Investigação – 20%

d) Carta de Motivação – 15%

e) Cartas de Recomendação – 10%

f) Domínio de línguas estrangeiras – 5 % 

 

8. ENVIO DAS CANDIDATURAS

A documentação para formalização das candidaturas às bolsas a concurso, nos termos referidos no número 5 deste Edital, deverá ser enviada (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação HERITAS/PD-FCT/BIC/2014”) via correio electrónico para o endereço iifa@uevora.pt, ou para a morada: Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, Apart. 94, 7002-554 Évora, devendo ser recebidas com o carimbo dos correios dentro do prazo acima referido.

 

9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados da avaliação serão divulgados, para consulta pelos candidatos, através de e-mail, do sítio digital do Programa de Doutoramento (www.heritas-phd.uevora.pt) e das webpages da Universidade de Évora (http://www.estudar.uevora.pt e http://www.iifa.uevora.pt) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (http://www.fba.ul.pt/investigacao/bolsas-e-posicoes/).

 

Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser interposto recurso para a Comissão de Selecção do Programa HERITAS, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação.

 

10. FINANCIAMENTO

As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência.

 

Em tudo não previsto no presente Edital é aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.

Organization: CHAIA
From 11.11.2014 to 24.11.2014