PIUDHist - Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: Mudança e continuidade num mundo global

[Ref.ªPD/00160/2012]

Comissão Directiva:

• José Luís Cardoso (Diretor)
  • Hermínia Vilar e Mafalda Soares da Cunha
  • Hermenegildo Fernandes
  • José Vicente Serrão
  • Nuno Gonçalo Monteiro
  • Paulo Fontes

Programa doutoral - em parceria – entre o Instituto de Ciências Sociais  (ICS/UL), Faculdade de Letras  (FL/UL), o Instituto Universitário de Lisboa  (ISCTE), a Universidade Católica Portuguesa  (UCP) e a Universidade de Évora  (UÉ).

O programa teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT. O PIUDHist desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, num total de 240 ECTS e é o primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria interuniversitária, no âmbito da qual as instituições envolvidas partilham os seus recursos e permitem a integração dos doutorandos projetos de investigação. Os acordos com universidades estrangeiras asseguram a presença regular de historiadores de renome e permitem uma formação de cariz internacional.

Metodologicamente assente numa formação transversal, comparativa e articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, a inovadora organização curricular, contempla quatro áreas temáticas de especialização: dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais.

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) encontra-se aprovado e registado pela Direção Geral do Ensino Superior (R/B-Cr264/2008), com publicação no Diário da República, 2ª série, nº 154, de 12 de agosto de 2014.

Mais informações >>