NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2018
Investigação & Divulgação

II Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
Maria Assunção Folque | CIEP-UE

Maria Assunção Folque | CIEP-UE

Nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2018, decorreu na Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo, o II Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora. Neste evento tomámos como “estudo de caso” a formação de educadores/as e professores/as na UniverCidade de Évora, partilhando práticas de formação a partir de diferentes vozes: estudantes, docentes, educadores/as e professores/as cooperantes, agentes culturais e cívicos da cidade de Évora. A participação de profissionais e investigadores/as de diversas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, bem como de outras instituições e contextos com um olhar e um trabalho atentos sobre a educação nas primeiras idades, partilharam a sua investigação, as suas práticas de formação e os fundamentos teóricos que os sustentam, ampliando diálogos entre o pensar globalmente e o agir localmente na construção dos projetos inovadores de formação para a docência na infância.Destacamos a adesão ao evento, manifesta na participação das cerca de 450 pessoas. Para tal, contribuiu a qualidade das comunicações apresentadas e a presença de conferencistas de renome nacional e internacional. Destacamos a presença de Carlos Neto (FMH- UL) com a conferência Perspetiva ecológica sobre o brincar e aprender na escola e o painel final “Desafios da Formação de educador@s e professor@s” com a participação de Maria Emília Brederode Santos – Presidente do Conselho Nacional de Educação – e de Isabel Alarcão – Professora Catedrática (aposentada) da Universidade de Aveiro.Na tarde de dia 22 tivemos duas mesas em paralelo sobre percursos de formação onde ex-estudantes dos Mestrados em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB fizeram apresentações organizadas em torno da “Dimensão Investigativa da Prática de Ensino Supervisionada (PES)”, e da “Entrada na Profissão/ percursos profissionais”; por fim, em  “Diálogos com o Mundo” tivemos as perspetivas de estudantes de doutoramento brasileiros bolseiros-sandwich sobre a formação de educadores/professores na Universidade de Évora. A qualidade destas apresentações constituiu-se como um momento significativo de validação interna e externa do projeto de formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora orientado para o desenvolvimento sustentável.