NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2018
Agenda

Notícias

IDERCEXA é o acrónimo do projeto de investigação e desenvolvimento em Energias Renováveis que pretende promover a utilização deste tipo de energia, mostrar a importância da inovação no uso energético sustentável e promover a redução da atual dependência da energia que provém de combustíveis fósseis, para aplicação no tecido empresarial da zona Centro, Extremadura e Alentejo.

 

Published in 22.03.2018

O objetivo é desenvolver e reforçar a cooperação e o intercâmbio nos domínios do ensino e da formação ao nível de graduações e pós-graduações, projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, organização de encontros e conferências científicas, e alargar o programa de estágios científicos e técnicos na área da aeronáutica.

Published in 16.03.2018

O consórcio Alentejo Living Lab, coordenado pela Universidade de Évora, foi criado no dia 27 de fevereiro, nas instalações da CCDR Alentejo, com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.

Published in 05.03.2018

Antes de receber o prémio Vergílio Ferreira na Universidade de Évora, o escritor Gonçalo M. Tavares esteve à conversa com alunos, entusiastas da sua obra e todos os que não quiseram perder a oportunidade de escutar o escritor galardoado pela UÉ, devido à "originalidade da sua obra ficcional e ensaística".

Published in 02.03.2018

O CIDEHUS acolhe candidaturas ao Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento - 2018, promovido pela FCT. 

Published in 01.03.2018

 

Instalada no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia já a partir de abril, a CRITICAL Software quer fixar talentos juniores e seniores, iniciando funções com 15 engenheiros que se encontra neste momento a recrutar. Neste contexto está ainda programada outro tipo de colaboração com a Universidade de Évora, nomeadamente, através de estágios, e apoios a teses de Mestrados e Doutoramento.

Published in 26.02.2018

 

A Sociedade Fraunhofer, que tem no currículo o desenvolvimento do MP3 e já tem um centro de investigação a opera no Porto, vai instalar um centro de investigação especializado na agricultura de precisão e gestão de água na Universidade  de Évora

 

A Fraunhofer-Gesellschaft e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assinaram um memorando de entendimento que serve de base à criação de um novo centro dedicado à investigação na área da agricultura de precisão e gestão da água na Universidade de Évora e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No passado dia 15 de Fevereiro a nossa Reitora assinou este importante documento de parceria.

Published in 26.02.2018

Entre 2015 e 2017 a Universidade de Évora esteve envolvida numa parceria estratégica financiada pelo Programa Erasmus+, com o objectivo de melhorar o processo de orientação profissional de alunos do Ensino Superior no momento de planearem uma carreira ligada à conservação ambiental e gestão da biodiversidade, contando com a participação de várias instituições húngaras (Barn Owl Foundation–líder do projecto–e Universidade Eötvös Loránd, ELTE), do Reino Unido (AMBIOS e Universidade de Exeter) e nacionais (SPEA e UÉ).

Published in 23.02.2018
Published in 21.02.2018

Foi assinado na semana passada um acordo de cooperação entre a Fraunhofer Portugal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Évora que permite a criação de um novo centro em Agricultura de Precisão e Gestão da Água em Portugal.

Published in 19.02.2018

Until April 30, it's open the annual call for the collection of books with peer review: Biblioteca: Estudos & Colóquios – intended to the publication of monographic works. 

 

Published in 26.01.2018

Decorreu, na passada sexta-feira, dia 19 de janeiro, na Sala dos Atos da Universidade de Évora, uma sessão de homenagem a Francisco Colaço do Rosário, um dos nomes mais sonantes da enologia portuguesa, conhecido como o “Pai dos Vinhos Alentejanos”, com repercussões ao nível nacional e internacional.

Published in 24.01.2018
PearlPV Cost Action
 
Published in 24.01.2018

O objectivo principal do projecto MASLOWATEN é a introdução no mercado de uma nova solução ecológica consistente no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola que pretendem não consumir electricidade convencional e poupem cerca de 30 % de água..

 

Published in 19.01.2018

O CIDEHUS acolhe candidaturas ao Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Concurso Individual 2017, promovido pela FCT. 

 

Published in 16.01.2018

A Universidade de Évora assinou no dia 11 de janeiro, um acordo de cooperação com a região de Marraquexe-Safim, localizada no Alto Atlas, em Marrocos.

Published in 12.01.2018

Fronteira Landscape é a designação do projeto colaborativo entre a Universidade de Évora (UÉ) e a Faculdade de Arqueologia da Universidade de Leiden, uma das mais prestigiadas universidades de Arqueologia ao nível mundial, que visa estudar a transição entre o mundo indígena da Idade do Ferro e a romanização da paisagem, decorrida entre os sécs. II a.C. e I d.C..

Published in 12.01.2018

Decorreu a 10 de janeiro, no Palácio do D. Manuel, em Évora, o lançamento público da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património, única infraestrutura do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIIE) na área da conservação e reabilitação de património cultural.

Published in 10.01.2018
Published in 10.01.2018

O “Prémio ICNF – Uma Ideia Natural” foi atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao projeto “Recuperação de valores naturais – habitats e espécies de zonas húmidas temporárias”, coordenado por Carla Cruz, investigadora e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉ).

Published in 05.01.2018