NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

Teresa Pinto Correia | Diretora do ICAAM
ICAAM | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas

O ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, tem como missão desenvolver investigação que contribua para apoiar e promover a sustentabilidade da agricultura mediterrânica e dos ecossistemas relacionados. Esta investigação procura compreender e responder a questões que emergem da realidade, sendo que as questões de investigação são formuladas a partir das questões identificadas na prática, através da interacção com quem trabalha no sector, tanto nos sistemas produtivos como na transformação dos produtos, como ainda na qualidade e preservação dos recusros naturais e ecosistemas. A investigação no ICAAM desenvolve-se através de uma abordagem sistémica, onde se integram diferentes disciplinas e escalas de análise, e se avança com inovação conceptual e metodológica.  O ICAAM junta mais de 100 investigadores, ao qual se junta um número quase igual de estudantes de doutoramento, todos com origens disciplinares e especializações muito diversas e complementares.  A partir de uma perspectiva integradora, a investigação que se desenvolve no ICAAM concorre para três grandes linhas estratégicas fundamentais: 1) Eficiência no uso dos factores de produção; 2) Qualidade e valor acrescentado dos produtos agro-alimentares; 3) Integridade dos ecossistemas e multifuncionalidade da paisagem.   

O foco alvo de investigação sobre os sistemas de produção, produtos e ecossistemas do Mediterrâneo, é a base da diferenciação do ICAAM. Isto inclui sistemas agrícolas, florestais e silvo-pastoris, tanto o intensivo especializado como os sistemas extensivos, assim como as componentes vegetal e animal associadas, e diz respeito a toda a fileira de produção e os recursos mobilizados,  a integração territorial desses sistemas e o funcionamento dos ecossistemas, bem como as estruturas de governança em diferentes escalas. Com isso, o ICAAM posiciona-se na vanguarda do que se espera hoje da investigação europeia, no âmbito do Horizonte 2020.

Tendo em conta a sua inserção na região do Alentejo, o ICAAM selecionou os sistemas e cadeias de valor com maior relevância na região. É sobre estes que se centra a investigação que desenvolvemos e o conhecimento que produzimos:  Vinha e Vinho, Olival e Azeite, Culturas Herbáceas, Sistemas Agro-Pecuários, Montado, e outra floresta mediterrânica. Os projectos que nos propomos desenvolver, muitas vezes em estreita colaboração com outros parceiros na região, debruçam-se sobre estes sistemas e fileiras, na sua interacção com o ecosistema mediterrâneo em que se inserem e os recursos que utilizam. O ICAAM tem como como objectivo sempre presente, progredir na excelência do trabalho científico, ao mesmo tempo que contribuí para o progresso e sustentabilidade da agricultura e do espaço rural no Alentejo

O ICAAM posiciona-se centralmente numa das área âncora da Universidade de Évora, Agricultura, Alimentação e Ambiente (incluindo recursos naturais e energias) e Ordenamento do Território, tanto na componente da produção agroalimentar como no ambiente e recursos naturais, e dimensão territorial.

Teresa Pinto Correia | Diretora do ICAAM