NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Artes Visuais
Por baixo da pele outra pele: Conjunto de obras artísticas. Corpo, ecrã e interface para uma visualidade háptica interactiva
Patricia João Reis

Por baixo da pele outra pele: Conjunto de obras artísticas. Corpo, ecrã e interface para uma visualidade háptica interactiva

Orientação:  Claudia Giannetti

A tese teórico-prática de doutoramento apresentada contempla a investigação, a criação, a produção e a conceptualização da instalação artística interativa intitulada Por baixo da pele outra pele.

A Obra é constituída por três objetos tridimensionais concebidos à escala humana. Recorre a materiais flexíveis, como têxteis, convidando o público (interator), mà envolvência física, numa relação corporal sensorial e sensual com a obra. Os objetos contêm dispositivos técnicos interativos e sensores tácteis, que, ao serem utilizados, desencadeiam estímulos multissensoriais no espectador.

A instalação interativa focaliza a experiência háptica e íntima do interator considerando os seus mecanismos sensoriais e cognitivos como um potencial aparato na construção de experiências fenomenológicas, singulares e individuais. A autora considera a interatividade enquanto elemento potenciador da experiência estética visual háptica. Na argumentação conceitual da obra, reflete-se sobre o tema da visualidade háptica interativa a partirdos conceitos de ecrã, corpo e interface, assim como de endossensorialidade.

Instrumentam-se metodologias de investigação em ação, experimentais e observacionais. Apresentam-se os processos investigativos, criativos e técnicos necessários ao desenvolvimento e à materialização da instalação artística.

A investigação revela-se de grande interesse para o avanço da pesquisa de novas linguagens experimentais apresentando estratégias de criação artística que, ao privilegiarem o corpo físico e fenomenológico do interator, transpõe a experiência háptica interativa para um grau interno de imersão motoro-sensorial.

Palavras-chave:  interatividade, visualidade háptica, ecrã, interface, corpo