NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
Ensino e Educação no Maranhão e Grão-Pará séc. XVII e XVIII.Os Jesuítas e prática missionária através da obra de J. Filipe Bettendorf (1638-1759)
Benedita do Santos

Ensino e Educação no Maranhão e Grão-Pará séc. XVII e XVIII.Os Jesuítas e prática missionária através da obra de J. Filipe Bettendorf (1638-1759)

Orientação: Sara Maria de Azevedo e Sousa Marques Pereira & Olga Maria Santos de Magalhães

O objetivo desta tese é caraterizar o ensino e educação no Maranhão e Grão-Pará (séculos XVII-XVIII) – Os jesuítas e prática missionária. A metodologia utilizada baseou-se na realização de estudo que abrange a fenomenogia-hermenêutica ao reforçar o que já foi produzido por autores do passado e do presente que abordam o ensino e educação ministrados pelos jesuítas no então Estado do Maranhão nos séculos XVII e XVIII, como também suas práticas missionárias naquele local. No entanto, a validade dos documentos aferidos na investigação ganhou qualidade nestes procedimentos para enfatizar a localização do objeto de estudo, partiu-se da denominação Ilha do Maranhão descoberta, povoada e sob o domínio francês, de 1607 a 1614, foi-lhe atribuído o nome de São Luís do Maranhão em 1611, em homenagem ao Monarca Luís XIII. Desta forma, o material coletado foi submetido a análise criteriosa e de acordo com os objetivos que possibilitaram a estruturação de capítulos ordenados através da sequência de acontecimentos. Após a análise dos estudos, pode constatar-se a importância da contribuição do conhecimento acerca do ensino e educação ministrados pelos jesuítas no Maranhão e Grão-Pará (1638-1759) para que o ensino e a educação jesuíticos sejam vistos numa perspectiva de análise mais objetiva. Deste modo, esta tese vem contribuir para evidenciar Ensino e Educação no Maranhão e Grão-Pará (séculos XVII-XVIII) – Os jesuítas e prática missionária através da obra de João Felipe Bettendorff (1638-1759), na atual região da Amazónia, tendo em conta a escassez de investigação sobre o ensino e a educação na região.

Palavras-chave : ensino, educação, missão jesuítica, Estado do Maranhão e Grão-Pará