NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Divulgação Científica

Mário de Carvalho | Investigador Responsável
Melhoria da produção de pastagens em solos ácidos no Montado: abordagem química e biológica

Melhoria da produção de pastagens em solos ácidos no Montado: abordagem química e biológica
Aspecto típico de uma pastagem degradada devido a níveis excessivos de Mn. A cor avermelhada é conferida pela presença dominante de plantas de rumex, muito tolerantes ao Mn mas de pouco interesse produtivo. Debaixo da copa das azinheiras, a melhoria da fertilidade do solo permite o aparecimento de outras espécies de plantas.

Em cerca de 53% dos solos com potencial agrícola e florestal do país e cerca de 70% dos solos ocupados por o montado, a fertilidade é muito baixa e a sua acidez acentuada, pelo que as pastagens naturais estão normalmente muito degradadas, compostas por um número reduzido de espécies herbáceas, com produtividades muito baixas. O sucesso das pastagens semeadas é reduzido, sendo que as espécies semeadas não sobrevivem mais de dois anos.

A primeira causa deste insucesso é a acidez do solo e as toxicidades associadas de Mn e Al, sendo a primeira mais frequente no Alentejo. Estas toxicidades afectam directamente o crescimento das gramíneas e leguminosas utilizadas como forrageiras e pratenses, mas também têm um impacto negativo no crescimento e actividade simbiótica da maioria das estirpes de rizóbio, pelo que muitas espécies de leguminosas são duplamente penalizadas. A toxicidade de Mn nestes solos resulta não só de teores relativamente elevados deste ião no solo, mas também de teores relativamente baixos de Mg. De facto, é a razão Mg/Mn, da concentração destes iões na planta, que condiciona o seu crescimento.

Neste projecto pretende-se encontrar soluções para estes problemas através de 1) uma abordagem clássica (aplicação de correctivos calcários, particularmente os dolomíticos e fertilizantes; adaptação de variedades); 2) uma abordagem biológica inovadora com recurso a simbioses com fungos micorrízicos arbusculares e bactérias promotoras do crescimento vegetal. Assim, os objectivos do projecto são:

1) Estudo da correcção química do solo; 2) avaliação da adaptação de espécies e cultivares de leguminosas às diferentes condições do solo; 3) estudo da evolução da população nativa de rizóbios e sua caracterização em função dos tratamentos aplicados ao solo; 4) interacção entre fungos micorrízicos e rizóbio no crescimento do trevo subterrâneo; 5) estudo dos mecanismos associados à diversidade funcional dos fungos micorrízicos na protecção das plantas ao excesso de manganês.

O projecto é coordenado pelo ICAAM /UE contando ainda com a participação do INIAV e envolve uma equipa multidisciplinar de agronomia, microbiologia do solo, fisiologia vegetal, bioquímica e genética.

Projeto ALENTEJO 2020 | ALT20-03-0145-FEDER-000039 | Melhoria da produção de pastagens em solos ácidos no Montado: abordagem química e biológica