NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda
Leonor Rocha é condecorada pelo Município de Mora

O Município de Mora reconhecendo o meritório esforço e dedicação de Leonor Rocha ao património e história do concelho deliberou agraciá-la em ato solene. A Cerimónia de Condecoração terá lugar no próximo dia 25 de Abril, pelas 15h em Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa dos 42.º Aniversário do 25 de Abril, no Cineteatro da Casa da Cultura de Mora.

Leonor Rocha, docente do Departamento de História da Escola de Ciências Sociais e investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística da UÉ (CHAIA/UÉ), desenvolve trabalho arqueológico na área do Concelho de Mora desde o seu tempo de faculdade. O povoamento da pré-história recente com especial incidência para o Megalitismo tem ocupado a suas principais linhas de investigação. Decorrente destes estudos aprofundados publicou três livros e diversos artigos em revistas da especialidade. Recentemente foi convidada pelo município para projetar e montar o Museu Regional do Megalitismo que pretende ser o grande centro de interpretação da mais antiga arquitetura monumental da humanidade. Este museu, a inaugurar muito brevemente, irá acolher espólios de vários núcleos megalíticos nacionais devidamente contextualizados à escala peninsular e europeia.

Múltiplas equipas de alunos de várias universidades têm acompanhado a investigadora nos trabalhos de campo que desenvolve na área do Concelho de Mora, evidenciando e divulgando a importância científica das paisagens megalíticas deste concelho.

Published in 20.04.2016
Fonte: GabCom | UÉ