NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda
2º PubhD Évora: Biologia, Ciências da Informação/Documentação e Sociologia

Évora recebe o 2º PubhD e esperamos repetir o sucesso de Junho: sala cheia e muita conversa sobre ciência. Será no dia 21 de Julho, às 21 horas, no Horas Incertas Bar (Rua Serpa Pinto, 141). Três estudantes de doutoramento vão apresentar os seus temas de investigação para o público do bar. Juntos terão meia hora para apresentar os seus projectos de doutoramento e submeter-se a uma hora de conversa com o público.

 
Para quê queremos saber dos carabídeos?

Amália Oliveira fez um exaustivo inventário deste grupo de escaravelhos na Rede Natura 200o da Serra de Monchique. Ela vai contar histórias da serra, a importância dos escarabídeos como indicadores biológicos e apresentar uma nova espécie, descoberta por ela. Que nome terá uma espécie tipicamente alentejana?

Amália é aluna do doutoramento em Biologia da Universidade de Évora e está quase a defender a sua tese.

Como aproximar a História do público utilizando ferramentas digitais?

Nicola Schiavottiello está a tentar compreender como os museus do Alentejo utilizam ferramentas digitais no processo de interpretação do património cultural para o público. O objectivo do projecto é capacitar historiadores, arqueólogos, curadores e intérpretes com um novo ambiente de trabalho virtual, que sirva de ponte entre os resultados de investigações históricas e arqueológicas e a visualização digital final para público.

Nicola é aluno do doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora.
Precisamos de um trabalho e dinheiro para sermos considerados adultos?

Filipa C. Cachapa está a estudar a transição para a vida adulta, em contextos de crise. Hoje em dia, vivemos momentos de crise económica e ao nível do mercado de trabalho. Isto dificulta a vida de todos, mas principalmente dos jovens que procuram emprego e uma forma de se tornarem adultos independentes e autónomos. Qual é o papel social do dinheiro? Filipa entrevistou 56 estudantes universitários em Portugal e em Itália para descobrir como é que os jovens se tornam independentes.

Filipa está a fazer o doutoramento em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e quer explicar o que significa ser adultonos dias de hoje.

O PubhD é um evento mensal – uma brincadeira a somar Pub + PhD, que pretende levar a ciência para fora dos muros das universidades. A ideia surgiu numa conversa entre amigos em Nottingham e o primeiro PubhD aconteceu em Janeiro de 2014.

O PubhD de Évora teve início em Junho de 2016, por iniciativa de Natália Melo, responsável pela comunicação do INBIO - Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade de Évora (UE) e também estudante do doutoramento em História e Filosofia da Ciência desta universidade. A ela juntaram-se a jornalista Nídia Massano e Douglas Teixeira, gerente do Horas Incertas Bar e estudante da licenciatura em Relações Internacionais da UE. O PubhD Évora tem também contado com o apoio do IIFA - Instituto de Investigação e Formação Avançada.

 

Para mais informações:

Sobre o PubhD: https://pubhdevora.wordpress.com/sobre/

Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/evorapubhd/

Contacto Organização: Natália Melo – natalia.melo@gmail.com | 966200810

At 21.07.2016
21:00 | Bar Horas Incertas Jazz Club