NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda
IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris

O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro.
Cada cidade tem a sua história, guarda as suas memórias, protege as suas gentes, regula o seu funcionamento, reage ou ajusta-se às realidades do exterior. Assim foi com Évora desde cedo e, ainda mais, quando a aposta de defesa em terreno de confronto de poderes dirigentes, simbólicos e de saberes de ancestralidade de Cultura. 
Cada mosteiro e cada instituição monástico-conventual tem a sua história, guarda as suas memórias, protege quem nele vive e dele depende para subsistir, tem Regras, Constituições e Estatutos, estabelece diferenças entre os seus espaços e os espaços que os circundam. Assim foi com São Bento de Cástris desde a sua fundação, uma fundação cristã, de filiação cisterciense, exclusivamente feminina, com a sua Abadessa, a sua estrutura de poder interno, as suas ligações mais ou menos fortes às outras Casas suas irmãs, exigindo o cultivo dos seus domínios mais ou menos afastados para sobreviver, as horas litúrgicas para cumprir, as devoções, muitas vezes em melodias musicais, numa procura de harmonia. Como que uma pequena cidade!
Évora nas suas muralhas, São Bento de Cástris no seu edificado e cercas. Duas realidades contíguas e identitárias. Como se comunicavam? Como partilhavam os seus homens e mulheres? Como mantinham os seus privilégios, por vezes antagónico? Como se opunham e se desconheciam? Quem ia de Évora a Cástris e vice-versa? Como se estabeleciam as trocas, particularmente no domínio cultural? Muitas questões..., muitas mais haverá a colocar e a estudar, as mesmas que se podem aplicar a outras instituições da cidade ou de outros lugares!
A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.

 Site

From 15.09.2016 to 17.09.2016
Évora, Mosteiro de S. Bento de Cástris
Fonte: CIDEHUS