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Trimestral | Nº 03 - 2018
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
Tensions and conflicts between formal and traditional sex education in Africa sub-Sahara
Martha Nyanungo

Tensions and conflicts between formal and traditional sex education in Africa sub-Sahara

Orientação: Luís Sebastião

Esta dissertação visa estudar a influência que a educação sócio-cultural e religiosa exercem na educação sexual formal em escolas no Zimbabwe. Para a investigação, foi levantada a seguinte questão: "A educação sexual formal ministrada em escolas está a ser sublevada pela educação sexual adquirida através de normas socioculturais, religiosas das famílias Africanas? Entretanto, se a educação sexual não é Afro-centrada e culturalmente relevante a nível do conteúdo, ela não pode ser efetiva e as mulheres jovens continuarão expostas aos maiores desafios sexuais de hoje. Ao responder a esta e outras questões da pesquisa, achamos o método qualitativo o mais apropriado para a recolha de dados culturalmente específicos e contextualmente ricos, pois, é o objetivo deste estudo.Através de entrevistas etnográficas, a intenção foi a de gravar vozes de jovens mulheres Shonas que, representam todo mosaico sócio-étnico do país. Isso permitiu-me obter informações consistentes e coerentes de como a sexualidade é definida e percebida entre os Shonas, e como a referida perceção se entrelaça com a instrução formal religiosa sobre a sexualidade. Outros instrumentos de recolha de informação para o nosso estudo incluíram análise minuciosa de livros escolares e de documentos do Ministério da Educação, Desporto e Cultura do Zimbabwe.Entre vários resultados curiosos produzidos pela pesquisa, o de maior realce revela que a educação sexual formal ministrada nas escolas no Zimbabwe não incorpora conteúdos suficientemente relevantes para os adolescentes sexualmente ativos. A inadequação baseia-se na abordagem não realista e errônea da abstinência como o método e resolução insuperável para os dilemas da sexualidade. Como desvantagem, a cultura e a religião também são vistas como desafios para a educação sexual efetiva nas escolas. Com base nesses resultados, o nosso estudo conclui com recomendações que devem ser levadas em consideração ao se elaborar um currículo de educação integral mais eficaz e operacional sobre educação sexual.
Palavras-chaves: Zimbabwe, cultura, escola, educação, religião, sexualidade

Agenda
III Ciclo de Conferências
From 09.06.2018 | 15:00 to 24.11.2018
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From 09.06.2018 | 15:00 to 24.11.2018
Disseminação do Projeto Cognition & Inclusion na Universidade de Évora, a 1 de outubro de 2018
At 01.10.2018 | 11:00
Published in 27.09.2018
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Published in 26.09.2018