NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2018
Formação Avançada

Doutoramento em História
Missionários do corpo e da alma. Poderes, circulação cultural e práticas de cura nas enfermarias das missões e colégios da companhia de jesus. Goa e Bahia, 1542-1620.
Lais Viena de Souza

Missionários do corpo e da alma. Poderes, circulação cultural e práticas de cura nas enfermarias das missões e colégios da companhia de jesus. Goa e Bahia, 1542-1620.

Orientação:  Maria de Deus Beites Manso

Esta tese de doutoramento visa analisar a assistência, os saberes e práticas de cura a partir das narrativas inacianas, em Goa e na Bahia, entre os séculos XVI e XVII. Para tal, serão analisados seus relatos sobre caridade, assistência aos enfermos e concepções de cura em diferentes espaços. As correspondências e relatos de viagens e naufrágios na Carreira da Índia revelaram a atuação dos missionários no cuidado dos enfermos, destacadamente como enfermeiros, nas naus entre o Atlântico e o Índico. A Medicina do período moderno estava interligada aos diversos campos de saber, como a História Natural e a Cosmologia, e prenhe de valores e concepções da Antiguidade Clássica sobre a denominada Zona Tórrida. Os colégios da Companhia eram produtores e difusores de saberes sobre as terras de missão e importantes centros de cura para os religiosos e estudantes, em trânsito e residentes. Por fim, importa analisar os cuidados com os enfermos como parte estratégica da ação missionária em Goa e na Bahia. O Hospital dos Pobres Nativos, o Hospital Real e a assistência aos indígenas nas aldeias revelam que, para além da comum obra de misericórdia, as missões com os corpos constituiu parte significativa do propósito da conversão dos povos e de conservação da cristandade. Observa-se que as concepções e práticas da medicina hipocrático-galênica apontadas pelos jesuítas eram, por vezes, confrontadas e hibridizadas com a medicina ayurvédica e os saberes e ritos de cura tupinambás. Esta tese busca, assim, evidenciar os saberes médicos, as práticas de cura e a circulação da cultura material (alimentícia e medicinal) entre o Atlântico e o Índico através das redes do Império Português.
Palavras-chave: Companhia de Jesus; História da Assistência; Império Português; Período moderno;

Agenda
III Ciclo de Conferências
From 09.06.2018 | 15:00 to 24.11.2018
III Ciclo de Conferências
From 09.06.2018 | 15:00 to 24.11.2018
Disseminação do Projeto Cognition & Inclusion na Universidade de Évora, a 1 de outubro de 2018
At 01.10.2018 | 11:00
Published in 27.09.2018
CALL FOR ARTICLES
Published in 26.09.2018