NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2017
Investigação & Divulgação

Instituto de História Contemporânea – G.I. CEHFCi da Universidade de Évora
Maria de Fátima Nunes | Diretora IHC-CEHFCi-Universidade de Évora

O IHC-CEHFCi da Universidade de Évora – envolvimento de investigadores com doutorandos e pós-docs – conseguiu construir um conjunto de dinâmicas interessantes e abrangentes neste último Semestre, evidenciando a nossa capacidade de Grupo de Investigação, polo de Évora  do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH-UNL).

Participação ativa nos projectos FCT – H2020:

  1. Display invisible scientific culture in Mediterranean territory. Shaping the Contemporary Alentejo with people, objects and memory [ DISCoMed] (equipa IHC-CEHFCi-UE).
  2. Participação nas equipas de projectos candidatados: i. EcoMusic – sustainble practices: a study of the post floklorism in Portugal in the 21th century; ii.  Paisagem Sonora da cidade de Évora entre Século XVI – 1910; iii. Laboratórios de História e Filosofia da CiênciaMuseum Collection Networks: memory and itineraries  - Universidade de Évora (IHC – CEHFCi) apresenta candidatura ao programa de apoio a Projetos Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian

De salientar igualmente a joint-venture de investigadores e doutorandos que estão envolvidos num proejcto internacional «Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas del bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica», coordenado pelo Doutor Leoncio López-Ocon Cabrera (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) e financiado pela Secretaría de Estado de Investigación de Espanha. Neste âmbito foi financiada pelo Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia (Subprograma Estatal de Generación de Conocimiento ) a participação de Maria de Fátima Nunes (Univ. Évora/IHC-CEHFCi), Quintino Lopes (IHC-CEHFCi, Univ. Évora) e Ângela Salgueiro (IHC-CEHFCi, UNL) que organizou dois simpósios no 21 a 23 Junho de 2017 a Universidade de Évora (IHC-CEHFCi) esteve representada no XIII Congreso de la Sociedad Española de Historia de las Ciencias y de las Técnicas , que ocorreu em Alcalá de Henares (Espanha).

Por último um detalhe especial para a nossa presença na rede Museum Collection Networks: memory and itineraries , premiado pela Fundação Alexander von Humboldt. Nos passados dias 29 e 30 de Maio de 2017 a Universidade de Évora esteve representada em França, na Université du Maine (Le Mans), no âmbito do Workshop internacional Itineraries, Collections and Provincial Museums - 1770-1920 (Org.: Prof. Nathalie Richard, Prof. Irina Podgorny), que contou com a presença de onze investigadoras de países europeus e americanos, entre eles Elisabete J. Santos Pereira, doutoranda da Universidade de Évora (Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – especialidade Museologia). O objetivo deste workshop foi ampliar e consolidar as colaborações existentes entre investigadores de temáticas relacionadas com a história da história natural, arqueologia e etnografia, bem como a história dos museus e coleções científicas no longo século XIX (cerca de 1770-1920). A paisagem dos museus e coleções do século XIX é muito mais ampla, mais matizada e complexa do que a historiografia tradicional, centrada nas principais coleções reunidas pelos museus nacionais e potências coloniais do norte da Europa, tem sugerido. Museus e coleções são criações de atores individuais e resultaram de relacionamentos complexos, configurações institucionais, condições ambientais, contingências, contextos culturais diversos e constelações sociais. Neste workshop internacional discutiu-se a centralidade dos museus e coleções nas províncias europeias e nos territórios coloniais e pós-coloniais, lugares tradicionalmente considerados periféricos. As várias apresentações evidenciaram como os artefatos, plantas e substâncias, através da sua relação com as pessoas, viajaram e conectaram o mundo no período em análise, criando redes que não estavam exclusivamente centralizadas em torno dos museus nacionais europeus. Prevê-se que a próxima reunião tenha lugar em Évora, em 2018.

Agenda
II Ciclo de Conferências
From 19.05.2017 to 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
From 23.06.2017 to 02.07.2017
Feira de São João 2017 | ÉVORA (Rossio de S. Brás) Espaço UÉ