World Owl Conference 2017 – Owls in Science and Society
A FCT convida a Comunidade Científica Nacional a participar no programa COST que, através das denominadas Ações COST, financia redes de conhecimento em todos os domínios científicos.
A Universidade de Évora é parceira do projeto de cooperação transfronteiriça que visa a valorização integral da Dehesa-Montado, intitulado (PRODEHESA-MONTADO). A jornada de lançamento deste projeto, coordenado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), decorreu no dia 20 de junho na cidade espanhola de Mérida.
Coordenado pela Universidade de Évora, o projeto “LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga”, conta com o apoio técnico-científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Com um orçamento global de 3,3M de euros, e duração de 5 anos, está previsto o arranque dos trabalhos para início do mês de agosto.
Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, integrou delegação portuguesa liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, com vista à promoção da capacidade científica de Portugal na Alemanha. Durante os dias 16 a 17 de Junho, a Reitora da UÉ participou em diversas iniciativas com vista ao debate e definição de políticas e estratégias de investigação e inovação nas áreas das energias renováveis e agricultura de precisão.
A Comissão Europeia lançou recentemente uma nova APP cujo o principal objetivo é a promoção do programa Erasmus+
Uma equipa de investigação internacional, liderada por Anthony Burke do Centro de Química de Évora da Universidade de Évora (CQE-UÉ), produziu com sucesso um novo inibidor da enzima Colinesterase, fundamental para assegurar a comunicação entre neurónios em doentes com a doença de Alzheimer.
O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a concretização do projeto foi assinado dia 01 de junho, na cidade de Évora, Hotel M`ar de Ar Muralhas, entre os cinco parceiros deste Observatório, onde se incluí a Universidade de Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.
Entre 15 a 26 de maio de 2017 decorreu na Universidade de Évora o terceiro curso de valorização profissional com o tema “Património Cultural e Especialização Inteligente”, coordenado pelo titular da Cátedra UNESCO, Filipe Themudo Barata. Participaram 13 alunos da Universidade Federal de Vila Viçosa (Brasil).
O curso teve por objetivo a troca de experiências que foram viabilizadas por meio de visitas técnicas a sítios protegidos, bem como por reuniões com profissionais da área, além de aulas, com o propósito de discutir alternativas para o desenvolvimento de uma economia da cultura sustentável numa cidade Património Mundial e numa região com grande consistência cultural.
No último dia do curso os alunos fizeram a apresentação dos trabalhos finais e receberam os certificados por parte da directora do CIDEHUS, Fernanda Olival.
Promovida pelo Projeto CREATOUR, decorreu nos dias 09 e 10 de maio na sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, a primeira edição do IdeaLab, onde cerca de duas dezenas de participantes, apresentaram as suas ideias criativas, intercambiaram experiências e obtiveram formação especializada nesta área do turismo.
A Universidade de Évora acolheu no dia 26 de maio um seminário que reuniu diversos investigadores e técnicos a trabalhar no âmbito de projetos LIFE no Sul de Portugal.
We are pleased to announce that the Special Issue to be published in Forest Systems as a result of the World Congress on Silvo-Pastoral Systems 2016– is now open.
http://revistas.inia.es/index.php/fs
As universidades ibéricas apresentaram, pela primeira vez, uma agenda comum na área do ensino e do conhecimento. A Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior (AICES), acordada entre os Conselhos de Reitores de ambos os países (CRUP e a CRUE), foi aprovada na cimeira de Reitores que decorreu nos dias 28 e 29 de maio em Vila Real. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, esteve presente na reunião de dia 28 de maio, onde foi apresentada a versão final do documento que visa reforçar a cooperação entre Espanha-Portugal nos domínios da ciência e do ensino superior.
A assinatura do documento teve lugar em Beja, entre diversas instituições, nomeadamente a Universidade de Évora, a AED Portugal, ADRAL, CEIIA, PCTA, CCDRA, Municípios de Évora, Beja e Ponte de Sor, NERE-AE, NERBE/AEBAL, e NERPOR-AE, com o objetivo de estabelecer formas de cooperação e promoção de iniciativas de desenvolvimento relacionadas com o setor aeronáutico na Região Alentejo.
Évora, 15.Maio.2017
No dia que tivemos conhecimento da morte do Professor Doutor Inácio Rebelo de Andrade, o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades) relembra, com pesar, o seu primeiro diretor e homenageia a sua memória.
A Universidade de Évora é parceira do projeto “Specialisation Process for the Ecoengineering Sector in the Mediterranean Environment (ECOMED)” – “Processo de especialização para o sector da Engenharia Natural no ambiente Mediterrânico”, através de João Paulo Fernandes, Professor do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e investigador do ICAAM - Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. Esta iniciativa pretende avançar o processo de especialização em Engenharia Natural e gerar novas alianças e dinâmicas no sector no quadro da região Mediterrânica.
The call will be open from 15th May to 02nd October 2017
In the framework of the Doctoral Programme FCT IDPASC Portugal, the IDPASC network opens a call for applications to:
PhD Scholarships for thesis subjects proposed by IDPASC researchers and taking place in the University of Lisbon, the University of Évora, the University of Coimbra, the University of Porto, and the University of Minho in the following fields: Particle Physics, Astrophysics and Cosmology
O Seminário “Desafios para a investigação no Mediterrâneo: Alimentação, recursos e territórios”, decorreu dia 28 de abril no Pólo da Mitra da Universidade de Évora (UÉ) com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.
Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora é a representante portuguesa na Parceria para a Investigação e Inovação no Espaço Mediterrânico (PRIMA). O anúncio foi feito por Manuel Heitor, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no âmbito do Seminário Desafios para a investigação no Mediterrâneo: Alimentação, recursos e territórios que decorreu dia 28 de abril no Pólo da Mitra da UÉ.
O projecto ZOM3D realizou o CURSO DE PRIMAVERA 2017 entre os dias 21 e 23 de Abril de 2017. Os participantes puderam conhecer no campo "A GEOLOGIA E OS RECURSOS MINERAIS DA ZONA DE OSSA MORENA" através da realização de uma transversal geológica entre Portalegre e Serpa, durante 2 dias.
Investigadora do NemaLab Margarida Espada visita The Baum Lab com o objectivo de colaboração na sua tese de Doutoramento. A equipa do "The Baum Lab" é reconhecida na comunidade cientifica de Nematologia por ter desenvolvido uma técnica de micro-aspiração que permite a separação de células glandulares de nemátodes para posterior sequenciação por NGS.
Assinado ontem no âmbito do Portugal eHealth Summit, o Acordo firmado entre a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e a Universidade de Évora (UÉ) afirma a aposta estratégica da UÉ em telesaúde, homecare ou telemedicina.
Docentes do Departamento de Psicologia e Investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Rui C. Campos e Sofia Tavares, obtiveram prémios científicos no XVI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Um dos trabalhos apresentados foi premiado como o melhor poster e outro obteve uma das duas menções honrosas atribuídas pelo júri. O total de posters afixados foi de 37.
Num esfoço conjunto da Escola de Ciências e Tecnologia, do Departamento de Fitotecnia e da ZEA - Sociedade Agrícola Unipessoal Lda., foi possível conseguir a verba necessária para instalar na Herdade da MITRA o novo pomar de apoio ao ensino das Ciências Agrárias
Para mais informações consultar folheto em anexo