Orientação: Maria João Marçalo & Ana Alexandra Silva
Considerando a indústria do Turismo como um setor de atividade fulcral na alavancagem do tecido produtivo nacional do Século XXI, e tendo por base os vetores internacionalização e modernização desta área, impõe-se uma análise focada nas articulações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de Língua Estrangeira (LE) no contexto educativo académico das áreas do Turismo. Com o intuito de melhor compreender o uso e a utilidade da integração destas novas tecnologias, no ensino/aprendizagem de LE, por parte dos docentes do ensino superior, no âmbito das licenciaturas de Turismo, como um recurso pedagógico válido no processo de ensino/aprendizagem de LE, foi concebido e aplicado um questionário aos docentes, que lecionam as diversas LE, em Institutos Politécnicos e Universidades, públicos e privados, que integrem no plano curricular dos Cursos Superiores de Turismo (T), Animação Turística (AT), Gestão Turística e Hoteleira (GTH).
Procurou-se recolher informação e dados sobre as práticas e competências educativas, visando as respetivas aquisições linguísticas, e suas articulações na vigência do uso das TIC. Os dados evidenciados distinguem-se, nomeadamente, pelas diferentes conceções dos próprios docentes, tendo em conta o uso pessoal das ferramentas disponíveis e a sua aplicabilidade na mediação de atividades pedagógicas desenvolvidas, dentro e/ou fora de sala de aula, bem como nos fornecem indicadores sobre a perceção de como as TIC estarão – ou poderão - atuar como ferramentas de auto-capacitação, facilitadoras de novas abordagens no contexto dos processos de ensino/aprendizagem das LE nos cursos de Turismo.
Os dados e elaborações aqui apresentadas pretendem reproduzir o eco das diversas sensibilidades, opiniões e perceções dos docentes participantes.
Palavras-chave: Língua Estrangeira; Tecnologias de Informação e Comunicação; Dispositivos Móveis; Turismo; Ensino Superior.