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Trimestral | Nº 01 - 2020
Formação Avançada

Doutoramento em Literatura
Imagens da mulher n' A Paródia (1900-1905): a ironia na voz de Bordalo Pinheiro
João Paulo Guimarães

Imagens da mulher n' A Paródia (1900-1905): a ironia na voz de Bordalo Pinheiro

Orientação:   Adriana Mello Guimarães & Ana Luísa Vilela

Esta tese pretende analisar as imagens de mulheres no semanário A Paródia (1900-1905) de Rafael e Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, tendo particular enfâse na ironia que perpassa em toda a obra gráfica de Bordalo. Para o efeito, dividimos a tese em três capítulos.

No primeiro, fazemos a caracterização do nosso objeto de estudo: conceitos de jornalismo satírico, a integração da caricatura como género literário, as características da notícia satírica e alguns conceitos de sátira gráfica. Analisamos este jornal na história do jornalismo e do jornalismo satírico da época em que foi publicado, referindo alguns exemplos estrangeiros. Por fim, traçamos a biografia dos seus principais criadores.

No segundo capítulo, contextualizamos a época em questão, tanto ao nível político como artístico e em termos da história das mulheres. Finalmente, referimos o papel que a imprensa desempenha na construção de género.

No terceiro capítulo, temos especial atenção com as ferramentas que nos vão permitir fazer a análise: a iconologia, a literacia visual e aquele que pode ser considerado o código próprio da caricatura. Este código é subsidiário da Teoria Geral do Humor Verbal e da análise do discurso humorístico. O ato humorístico, segundo Chareaudeau, utiliza tanto procedimentos linguísticos como discursivos e tem os seus efeitos de conivência. Após referirmos a importância da Imagologia, procedemos à análise de estereótipos de atrizes estrangeiras, à análise de imagens de outras mulheres que foram representadas n’ A Paródia, referimos a condição dos estereótipos detetados como redução do papel da mulher na época e, finalmente, procedemos a uma análise de estereótipos de representações femininas de personagens masculinos, que se podem considerar os travestimentos tão comuns em Rafael Bordalo Pinheiro.

Palavras-chave: A Paródia; Rafael Bordalo Pinheiro; jornalismo satírico; Imagologia; Estudos de Género