Orientação: Cláudia Sousa Pereira
Através deste trabalho de investigação, pretendemos estudar um corpus de Cante Alentejano, perspetivando esse estudo a partir do conceito de literatura entendida como um polissistema, em que o texto verbal é um sistema em interação com outros sistemas, de acordo com as propostas teóricas desenvolvidas por Itamar Even-Zohar, e, desta forma, acrescentarmos novos olhares aos que foram já apresentados na Academia, sobre esta forma de expressão oral da arte verbal portuguesa, com fortes vínculos regionais. O conceito que norteia a nossa análise é o da relação estabelecida com o espaço, o lugar-Alentejo, entendida como construção de produção de presença segundo as teorias de Hans U. Gumbrecht, reforçadas pelas de Paul Zumthor, acerca da materialidade, da voz, da performance, e da receção, e que de igual modo, contribuem para a expansão do conceito de literatura. A relação é aqui perspetivada como procedimento fundamental para o conhecimento das diferentes manifestações do Cante Alentejano, sendo pensado como interação com o espaço, e, numa vertente performativa, em que os interstícios comunicativos entre o grupo que atua, atualizando o texto, e o efeito nos ouvintes são importantes. Os usos da relação enquadram-se ainda no âmbito da ecocrítica, onde são verificadas as diversas cartografias literárias que o enunciador/recetor pode traçar para o mesmo lugar-Alentejo. Assim, pretendemos averiguar se o Cante Alentejano se apresenta como uma máquina literária, no encalço da noção de lugar, servindo-se da performance como seu sistema operativo. Neste sentido, corpo/voz, sentido/presença, pensamento metafórico e lugar apresentam-se como conceitos que servem de base à análise efetuada no nosso trabalho. O lugar deverá ainda assumir-se como o próprio lugar do texto das modas, no sistema literário, já que é aqui, mesmo indissociável de outras práticas culturais, e artísticas, que o Cante naturalmente vive, que encontraremos a atitude e a técnica que transforma a linguagem verbal em Arte.
Palavras-chave: Cante Alentejano; literatura oral; polissistema literário; ecocrítica; materialidades literárias.