Orientação: Benôit Gibson
Este trabalho encontra-se centrado na área de investigação designada por musical borrowing/empréstimo musical, e nas suas implicações para a interpretação da música para guitarra solo de Stephen Goss composta entre 2001 e 2017. O recurso ao empréstimo musical é um aspeto recorrente na música de Stephen Goss e assumido como parte integrante do seu estilo composicional. A presença de material externo é o fator que motiva esta investigação.
Os objetivos foram demonstrar a influência das fontes primárias na abordagem interpretação das obras para guitarra solo de Stephen Goss, compostas no espaço temporal compreendido entre os anos 2001 e 2017. Identificar as fontes primárias usadas por Stephen Goss em cada uma das suas obras para guitarra solo. Criar uma linha de procedimentos interpretativos que derivam do tipo de fontes primárias usadas e documentar a aplicação dos mesmos em cada uma das obras supra referidas.
A metodologia usada consistiu primeiramente, na contextualização de cada obra e na identificação das fontes primárias a partir das notas de programa deixadas pelo compositor, numa análise estrutural de cada obra e, através da comparação com a fonte primária usada, na identificação do tipo empréstimo musical. Consoante a fonte primária ser música vocal ou música instrumental é aplicado um dos dois procedimentos interpretativos desenvolvidos. No caso da fonte primária de música vocal são reproduzidas as articulações inerentes à própria dicção de cada palavra. No caso da fonte primária de música instrumental são reproduzidos o fraseado, a articulação e o timbre. Os procedimentos propostos foram aplicados às treze obras para guitarra solo compostas no período temporal compreendido entre os anos 2001 e 2007.
Com os procedimentos propostos neste trabalho pretendeu-se criar uma diferenciação consciente e fundamentada das diversas linhas melódicas, fragmentos, texturas e material tomado por empréstimo musical por Stephen Goss agora inclusos numa nova realidade musical, com base nas características do referido material na fonte original modelando o timbre, a articulação ou mimetizando o fraseado.
Palavras chave: Abordagem Intepretativa, Empréstimo Musical, Fontes Primárias, Stephen Goss, Guitarra Solo