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Trimestral | Nº 01 - 2020
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
A formação de estudantes do Ensino Médio Integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais
João Paulo Oliveira

A formação de estudantes do Ensino Médio Integrado no Brasil: contributos para os estudos sobre programas de extensão em Institutos Federais

Orientação:  Conceição Leal da Costa

O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão ao estimular processos de aprendizagem em contexto comunitário, pode contribuir com essa formação holística. Nesse contexto, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) implementa o Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE), que atende aos 21 campi da Instituição e este Programa se constitui como uma política com possibilidades de desenvolver aprendizagens em comunidade. Nesta pesquisa tivemos como objetivo conhecer e compreender como o PAIE contribui com a formação de estudantes extensionistas do Ensino Médio Integrado no Campus Mossoró do IFRN. A investigação de natureza qualitativa assumiu um paradigma interpretativo, tendo como modalidade a realização de um estudo de caso único integrado. Para tanto, selecionamos documentos e realizamos observações de campo e entrevistas com estudantes e lideranças do PAIE. Após a recolha/produção de dados procedemos à análise e interpretação de conteúdo com suporte do N-Vivo. Em seguida efetuamos a triangulação das fontes de evidências, a fim de compreender os sentidos dos dados e como eles corroboravam a questão central da tese. O estudo identifica contributos relacionados a dois eixos da formação: profissionalização e desenvolvimento humano. No primeiro eixo encontramos evidências como: participação do estudante na construção do seu próprio currículo; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; integração curricular entre os conhecimentos técnicos e gerais; e ainda, construção de aprendizados mútuos. No segundo eixo destacamos o desenvolvimento crítico e consciente dos estudantes sobre a realidade, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos relacionados à educação para a cidadania. Portanto, defendemos que o PAIE pode trazer contributos para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da extensão como prática educativa no EMI.

Palavras-chave: Institutos Federais; Extensão; Programa de Apoio Institucional à Extensão; Ensino Médio Integrado; Formação técnica e humana.