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Trimestral | Nº 04 - 2019
Investigação & Divulgação

CEFAGE
Universidade de Évora integra o consórcio do projeto STUPS – Student Participation Without Borders

Universidade de Évora integra o consórcio do projeto STUPS – Student Participation Without Borders

Na origem do Processo de Bolonha realizou-se uma afirmação política sem precedentes sobre a importância estratégica da participação dos estudantes no governo dos sistemas e instituições do ensino superior. A participação dos estudantes surgia como um dos princípios do Espaço Europeu do Ensino Superior, sendo entendido simultaneamente como um objetivo político, um valor substancial e um princípio de procedimento. Tal ficou refletido, entre outros, nas Declarações de Praga, em 2001, de Londres, em 2007, e de Yerevan, em 2015.

Apesar disso, a participação estudantil encontra-se atualmente muito aquém dos padrões desejados, e a participação de estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos é quase inexistente. Para promover a boa governança e a inclusão, esses desafios precisam ser enfrentados imediatamente a nível institucional, nacional e europeu.

Nesse sentido, o objetivo geral do projeto Student Participation Without Borders (STUPS) é definir as bases para uma rede europeia centrada no desenvolvimento de novas práticas de fomento da participação estudantil, enquanto fonte inestimável de inovação social, para fazer frente aos desafios da educação superior. Entre os objetivos específicos destaca-se o aumento do conhecimento, da cooperação, da capacitação e da consciencialização em torno da participação estudantil enquanto motor de uma governação mais eficiente e de um sistema de educação superior e sociedade mais inclusivos.

Os grupos destinatários são os estudantes, os líderes estudantis e os estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos. Formam também parte dos grupos destinatários os gestores universitários com competências ao nível da participação estudantil, inclusão e igualdade.

O consórcio STUPS conta com cinco membros: Universidad de Huelva (Espanha) – líder, Universidade de Évora, University of Applied Sciences Upper Austria (Áustria),  European Students’ Union (Bélgica) e Dirección de Evaluación y Acreditación de la Junta de Andalucía (Espanha). No total formam parte do consórcio três instituições de ensino superior, uma agência pública de avaliação e acreditação das atividades universitárias e a organização estudantil de maior representatividade na Europa, com presença em 39 países do Espaço Europeu do Ensino Superior.

O projeto tem uma duração de 32 meses e os resultados intelectuais previstos incluem um estudo comparado da participação estudantil na Europa, cartas de direitos dos estudantes, índices de participação estudantil, um guia de novas metodologias de promoção da participação estudantil, dois Massive Open Online Courses sobre participação estudantil e soft skills e planos integrais de fomento da participação estudantil.

Os resultados esperados estão relacionados direta e indiretamente entre si e podem ser classificados de acordo com a seguinte prioridade:

- Governação: espera-se um aprofundamento do funcionamento democrático e uma modernização da gestão em consequência do aumento da participação estudantil;

- Sistemas de educação mais inclusivos: através do aumento da participação na tomada de decisão de estudantes pertencentes a coletivos sub-representados e desfavorecidos;

- Inclusão social: como consequência de uma cultura de participação mais equitativa e igualitária das comunidades locais, alinhada ao conceito de osmose social.

A longo prazo espera-se que o projeto contribua para o aumento da consciencialização de estudantes, gestores e responsáveis políticos. Além disso, espera-se a padronização de um modelo de análise comum da participação dos estudantes e a redução do défice de inclusão graças às novas práticas e ao aumento do número de líderes sociais provenientes de contextos desfavorecidos.

O kick-off meeting do projeto teve lugar na Universidade de Évora, nos passados dias 21 e 22 de novembro, com a participação de representantes de todos os membros do consórcio.

Prof. Doutor Jorge Casas Novas