NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2019
Investigação & Divulgação

Cátedra Energias Renováveis
PROJETO POCITYF – CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

PROJETO POCITYF – CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

Évora deu início à sua participação num novo projeto que a tornará mais inteligente e mais sustentável: O POCITYF (Positive Energy CITY Transformation Framework). Este projeto pretende estabelecer zonas com saldo energético positivo em contextos urbanos mistos e em cidades património. Estes bairros, quarteirões ou núcleos habitacionais rurais serão áreas geograficamente delimitadas cuja produção de energia renovável deverá ser superior ao consumo, em termos de média anual.

Iniciado no último quadrimestre de 2019 e com uma duração prevista de cinco anos, o POCITYF é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020, da União Europeia, que envolve 46 entidades parceiras de 13 países, e que reconhece a urgência de tornar as cidades-património mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, melhorando a vida e bem-estar dos seus cidadãos. O projeto tem um orçamento global de 22 milhões de euros para as cidades envolvidas, sendo que Évora terá um montante de 9.8 milhões de euros.

Este projeto envolve duas cidades cidades-piloto – Évora e Alkmaar – e um conjunto de seis outras cidades que replicarão as soluções desenvolvidas nas cidades-piloto: Granada (Espanha), Bari (Ιtália), Celje (Eslovénia), Ujpest (Hungria), Ioannina (Gécia) e Hvidovre (Dinamarca). As soluções a ensaiar neste contexto delicado de locais históricos, com património cultural e protegido, irão desde gestão de produção ou armazenamento de energia renovável, gestão da flexibilidade ao nível de conjuntos de edifícios públicos, residenciais ou de serviços.

Quatro linhas de atuação

O POCITYF adota uma estratégia de transição energética com quatro linhas de atuação: Soluções inovadoras para edifícios e zonas energeticamente positivos; Soluções de gestão e armazenamento de energia peer to peer  para flexibilidade da rede elétrica; Integração de mobilidade elétrica no planeamento inteligente da rede elétrica e da cidade; e Inovação impulsionada pelos cidadãos para cocriação de soluções inteligentes para a cidade.

No município de Évora foram selecionadas três áreas (blocos) que deverão ser energeticamente positivas em termos de média anual: Bloco 1. Centro histórico de Évora; Bloco 2. zona industrial de Évora; e Bloco 3. Polo da Mitra da Universidade de Évora e Valverde. O centro histórico de Évora representa o maior desafio para projeto POCITYF, devido ao património histórico e arquitetónico protegido, que exige cuidados e limitações nas intervenções.  Pólo da Mitra (Universidade de Évora, na localidade de Valverde) tem a particularidade de ser uma zona onde já existem em curso vários projetos de investigação na área de energia, dinamizados pela Cátedra Energias Renováveis, alguns também financiados pelo Horizonte 2020, o que representa uma forte mais-valia neste projeto, dado que uma das premissas do POCITYF é a utilização de infraestruturas já existentes de outros projetos europeus. 

Desafios 2030

O objetivo é que até 2030 estas cidades disponham das mesmas ferramentas que cidades que não têm restrições relativas ao património cultural e histórico. O POCITYF pretende impulsionar estas cidades europeias e torná-las tão competitivas, do ponto de vista energético, como outras cidades sem estas limitações, transformando o tecido urbano.

As ferramentas ensaiadas no POCITYF pretendem dotar áreas cultural e historicamente protegidas de soluções para os desafios do futuro, permitindo atingir as metas europeias de descarbonização e tornando-as locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em resumo, melhorar a qualidade de vida das oito cidades referidas, através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

Em Évora, as entidades parceiras intervenientes no projeto incluem a Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora (Cátedra Energias Renováveis e Departamento de Física), EDP Labelec (entidade coordenadora do POCITYF), PACT – Parque do Alentejo de Ciências e Tecnologia, DECSIS Sistemas de Informação SA, Onyx Solar SL ou Schneider Electric, entre outras.

This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and Innovation programme under grant agreement N° 864400.