NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2019
Investigação & Divulgação

IHC
Jornadas | Armando de Lacerda e a Fonética Experimental em Portugal: Centralidade científica na periferia

Jornadas | Armando de Lacerda e a Fonética Experimental em Portugal: Centralidade científica na periferia

A agenda intitulada Armando de Lacerda e a Fonética Experimental em Portugal:

Centralidade científica na periferia tem sido alvo de interesse aprofundado por parte do Instituto de História Contemporânea – Polo da Universidade de Évora, fazendo convergir para uma mesma temática a investigação de arquivo e a valorização e estudo de materialidades científicas, biografias de objetos e biografias de espaços científicos. Um projeto que acarreta novas metodologias, aprofunda redes internacionais e estabelece parcerias de cumplicidades científicas. Nestas destacamos o mecenato da empresa Ferraz de Lacerda, Lda. (www.lacerda.pt; www.campodasartes.pt), cujo rosto público é Paulo Lacerda – neto de Armando de Lacerda. É assim que no Porto, com o protagonismo do IHC – polo da U.E., se está a constituir um núcleo de conhecimento internacional sobre o Laboratório de Fonética da Universidade de Coimbra (1936-72), com abertura ao mundo, à comunidade científica e à sociedade, num claro movimento de cidadania, memória e ciência. Espelho desta parceria são as reportagens do Expresso (https://multimedia.expresso.pt/o-cientista-que-portugal-esqueceu/) e do Público (https://www.publico.pt/2019/05/31/ciencia/noticia/ascensao-queda-laboratorio-fonetica-coimbra-referencia-mundial-1874660).

Outra importante vertente deste empreendimento tem a marca do Projecto “Sharing European Histories” (EUROCLIO e Evens Foundation), que recorre à História para promover a união dos povos europeus.

É neste contexto, e ao abrigo do Protocolo de colaboração assinado entre a Universidade de Évora, a empresa Ferraz de Lacerda, Lda., a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que terá lugar no dia 21 de Fevereiro de 2020, na Faculdade de Letras do Porto, as Jornadas “Armando de Lacerda e a Fonética Experimental em Portugal: centralidade científica na periferia ”.

Nestas Jornadas abordar-se-á a projecção internacional do Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra, fortemente motivada pelos instrumentos cromográficos da autoria do seu director, um pioneiro mundial nos estudos de fonética experimental, assim como a proposta, em curso, de introduzir nas escolas europeias a actividade científica de Armando de Lacerda como recurso pedagógico, ao abrigo do Projecto “Sharing European Histories”. Algumas das comunicações versarão ainda sobre a actividade e a recuperação dos instrumentos históricos do Laboratório de Fonética da Universidade de Lisboa, alguns dos quais provenientes do Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra, recentemente inventariados e higienizados visando a sua musealização.

Fátima Nunes, Quintino Lopes e Elisabete Pereira

Universidade de Évora; Instituto de História Contemporânea - polo da UE