Nos últimos anos, investigadores do CICS.NOVA.UÉvora e do departamento de Imagem Médica e Radiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve tem-se dedicado a investigar a prática clínica dos profissionais destas áreas. Uma das linhas de investigação em que mais de tem investido é a da Prática Baseada na Evidência ou, fazendo uma adaptação estrita e direta ao contexto clínico, a Radiologia Baseada na Evidência (RBE).
Este conceito de RBE derivou do conceito de Medicina Baseada na Evidência, uma evolução natural, lógica e inevitável. É da integração da evidência mais recente disponível nas mais diversas fontes de informação, com a experiência clínica que os profissionais adquirem ao longo dos anos de profissão, que se consegue providenciar o melhor diagnóstico ou tratamento possível a cada doente.
Nestas áreas profissionais, existe ainda a necessidade de manter uma constante e cuidada atualização de conhecimentos. As tecnologias da saúde têm evoluído de uma forma contínua, tendo o advento das capacidades de processamento informático, acentuado a rapidez desta evolução.
Anualmente surgem várias novas ferramentas que acabam por integrar o quotidiano do profissional de saúde. É, em grande medida, no acompanhamento desta evolução que reside a melhor prática possível.
Desde a altura da formação básica, os alunos destas áreas são convidados a acompanhar as reuniões científicas destas áreas, a ler revistas com revisão pelos pares e, no fundo, a acabam por perceber que a velocidade da evolução no conhecimento é vertiginosa.
Surge assim, uma questão fundamental: Será que a RBE é uma nova metodologia, ou é a sistematização de uma velha prática que desenvolveu desde a academia?
Um dos resultados publicados desta linha de investigação, foi o artigo “Evidence-Based Radiology: A new methodology or the systematization of an old practice? ” na Revista Radiography a 18 de outubro de 2019 (https://doi.org/10.1016/j.radi.2019.09.010). Neste artigo foi investigada a utilização da RBE pelos profissionais destas áreas, concluindo-se que a RBE é utilizada e bem recebida no campo profissional.
Demonstrando a importância desta temática dentro do campo da Imagem Médica, quiçá aguçando o desejo de perceber o conteúdo da referida publicação, encontra-se abaixo o respetivo resumo:
Introduction
Evidence based radiography (EBR) is the logical development of evidence based practice applied to radiography. The aim of this study was to investigate the opinion of a cohort of Portuguese radiographers in Southern Portugal working in public hospitals regarding evidence based practice (EBP), namely about the levels of knowledge about EBR, how they access information and how they use it within daily practice.
Methods
A self-administered questionnaire was applied to a sample of 40 radiographers in the Portuguese region of Algarve. This questionnaire was validated for Portuguese speakers using the translation-retranslation method.
Results
The final response rate was 69% (40/58). Results suggest that most radiographers trained EBR during their undergraduate training. Although, no statistically significant correlations were found in the practice of EBR against participant gender, age, training, career level, reading papers and workplace. The most frequent reason to read papers is the “interest” to do so, and national professional journals are read more often. It was found that radiographers that read scientific papers more frequently know more about research (p = 0.005), understand the importance of research for the professional activity (p = 0.023), and know more on how to conduct research papers (p = 0.034).
Conclusion
EBR within radiography is not yet well established, and radiographers' have varying viewpoints. Radiographers that read scientific papers more frequently understand better the philosophy behind this concept but it is very important to deepen the knowledge on this area.
Implications for practice
When practicing radiography based on the best available scientific knowledge, professionals are ensuring the best for patients and for profession. To achieve this, and before taking any action, it is important to evaluate the current situation, and this research presents a way to do so.