NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2019
Investigação & Divulgação

CICS.NOVA.UÉvora
CICS.NOVA.UÉvora integra parceria da Estação Náutica de Avis

CICS.NOVA.UÉvora integra parceria da Estação Náutica de Avis

O Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora) foi convidado para parceiro da Estação Náutica de Avis. Esta Estação Náutica, entidade certificada em 2018, constitui-se como uma rede de 24 parceiros, de naturezas substancialmente diversas, públicas e privadas, de âmbitos local, municipal e supra municipal, contemplando atividades de alojamento, de restauração, de animação turística, de enoturismo, de exploração agrícola, de cinegética, de produção de azeite e de arte contemporânea. Integram a rede entidades enquadradas na administração local e regional e na área da inovação e conhecimento, onde se destaca a Universidade de Évora.

Esta rede de oferta turística visa a estruturação de um produto turístico integrado em torno do turismo náutico. O desenvolvimento deste produto turístico integra a valorização de outros recursos endógenos, nomeadamente: património natural e histórico, cultura local e gastronomia e vinhos.

O CICS.NOVA.UÉvora tem vindo a contribuir para a implementação de um conjunto de metodologias participativas que podem ser um instrumento utilizado em territórios rurais de baixas densidades e/ou domínios como o turismo, contribuindo para o desenvolvimento territorial e promoção do turismo náutico e fomentando a relação biunívoca entre o conhecimento da academia e os territórios.

No último trimestre de 2019 a rede de parceiros avançou com a construção de um plano de trabalhos comum, assente na Visão e Missão definidas pelos próprios parceiros da Estação Náutica de Avis. Ainda neste contexto, investigadores do CICS.NOVA.UÉvora, Ana Balão, José Rodrigues, Marcos Olímpio, Maria Saudade Baltazar e Paula Reis, estiveram presentes no  II Colóquio do CICS.NOVA “Populações, Desigualdades e Ação Pública”, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na Universidade dos Açores, tendo apresentado uma comunicação intitulada “A aplicação das metodologias participativas para o desenvolvimento local. O caso da rede turística da Estação Náutica de Avis”.